MEC oferece mais de 2 mil bolsas para doutorado-sanduíche
O Ministério da Educação (MEC) retomou e abriu uma nova edição do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Desta vez, serão selecionados 2.185 bolsistas de todas as áreas do conhecimento.
O valor da bolsa cobre a mensalidade, seguro-saúde, auxílio deslocamento, auxílio instalação e adicional de localidade, quando necessário. Os bolsistas contemplados podem ficar de 4 a 12 meses no exterior. Os estudos têm previsão para começar em março de 2017.
Para participar os candidatos devem ser alunos de doutorado com nota igual ou superior a três no Sistema de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
A primeira etapa da seleção começa na universidade, com um processo interno para escolha do candidato – até 30 de setembro. Depois, até 31 de outubro os pré-selecionados deve fazer a inscrição no Capes.
- Alemanha oferece diversas bolsas de estudo para brasileiros
- Governo do México oferece bolsas de estudo em 90 instituições
De 1º a 30 de novembro acontece a homologação pelas universidades no sistema da Capes. Em seguida, os estudantes enviem os documentos complementares com prazo até 30 de janeiro de 2017.
Clique aqui para mais informações sobre o edital do programa de bolsas.