MEC prorroga inscrições para vagas remanescentes do Fies

Ministério da Educação amplia prazo para inscrições nas vagas remanescentes do Fies, proporcionando aos estudantes uma nova oportunidade de financiamento

O prazo de inscrição para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi estendido até 30 de novembro pelo Ministério da Educação (MEC). A inscrição é gratuita e deve ser efetuada exclusivamente on-line, por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.

Inscrições para vagas remanescentes do Fies vão até 30 de novembro
Créditos: Divulgação/ MEC
Inscrições para vagas remanescentes do Fies vão até 30 de novembro

Os resultados da pré-seleção em chamada única e da lista de espera serão revelados em 4 de dezembro.

Estão aptos a se inscrever todos os estudantes com matrícula ativa, que estejam cursando regularmente o mesmo curso, turno e localidade da instituição de ensino participante do Fies nesta edição.

Vale lembrar que é necessário que os estudantes atendam às demais condições do programa, incluindo a exigência de renda familiar mensal bruta per capita de até três salários-mínimos.

Os selecionados terão a oportunidade de contratar o financiamento a partir de julho de 2023, cobrindo todo o segundo semestre do ano.

Segundo divulgado pelo governo, com o Fies Vagas Remanescentes, mesmo os alunos não inadimplentes na instituição de ensino podem financiar seus estudos. Nesse cenário, é possível até mesmo reaver valores já pagos durante esse período, se assim desejarem.

Fies

As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão abertas até 30 de novembro
Créditos: Reprodução/Fies
As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão abertas até 30 de novembro

Cerca de 60 mil vagas estão disponíveis agora, marcando a retomada do Fies Vagas Remanescentes, que estava suspenso desde 2021.

Os candidatos serão escolhidos com base na classificação de suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as edições a partir de 2010.

A pontuação mínima requerida é de 450 pontos na média das cinco provas do Enem, além de nota superior a zero na prova de redação.

*Com informações da Agência Gov.