MEC vai oferecer mais de 5 mil vagas para ensino superior
Reuni Digital pretende estimular a permanência dos estudantes no ensino superior por meio da educação a distância (EaD)
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta segunda-feira, 20, um programa para expandir a educação a distância nas universidades federais. O objetivo do Reuni Digital é estimular a permanência dos discentes no ensino superior na modalidade EaD.
O programa deve ofertar 5.020 novas vagas por ano. Além disso, o ministro da Educação, Vitor Godoy, assinou uma portaria que autoriza a criação de 152 novos cargos de docentes para o projeto, que devem atuar em 14 cursos ofertados em universidades federais em diferentes regiões do país. As informações são da Agência Brasil.
Segundo o MRC, o Reuni Digital também pretende ampliar a participação de diversos grupos no ensino superior; consolidar e ampliar novos programas e ações de incentivo e mobilidade estudantil; institucionalizar os programas de educação a distância; e capacitar professores, técnicos de informática e administrativos para atuar no EAD.
- UFRGS abre vagas em 6 cursos de inglês gratuitos
- USP abre vagas para 45 cursos gratuitos; saiba como se inscrever
- Cielo oferece 3 mil bolsas em curso para empreendedoras
- UFPE e UPE abrem 7,5 mil vagas para curso gratuito EaD
Outro objetivo do programa é contribuir para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), em destaque a meta 12, que estabeleceu em 33% o percentual de matrículas para a população de 18 a 24 anos (taxa líquida) e em 50% para a população em geral (taxa bruta) até o ano de 2024.
O programa prevê que seja assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.