Meditação na escola: professor ensina mindfulness a alunos

O número de pessoas com doenças mentais tem crescido nos últimos anos, muito em função da vida moderna nas grandes cidades. Preocupados com esse cenário, funcionários da Bickley Park School, no Reino Unido, decidiram instaurar aulas de meditação mindfulness para meninos de cinco anos a sete anos.

A instituição, que atende garotos de dois a 13 anos, pretende oferecer aos alunos o “melhor começo possível na vida, tanto academicamente quanto mentalmente”, segundo notícia do jornal Huffington Post.

Escola faz sessões de meditação com alunos de 5 a 7 anos

Jon Poole, professor que iniciou a ação, diz: “Uma parte vital de ajudar os meninos a terem uma vida feliz e saudável é ter certeza de que eles sabem cuidar deles mesmos. Dar passos iniciais para auxiliá-los a nutrirem sua saúde mental é uma peça-chave desse processo”.


Mindfulness é uma tradução para inglês da palavra Sati. Sati é definido como “a capacidade de se lembrar”, e a ideia é de estarmos conscientes do que se passa no nosso corpo, na nossa mente, nos nossos pensamentos e nas nossas emoções. Ou seja, de nos lembrarmos de prestar atenção, a ter consciência de nós próprios.


Mark Williams, professor de psicologia clínica e pesquisador dos benefícios da meditação mindfulness, falou ao jornal que crianças que enfrentam problemas com frequência o manifestam na adolescência. Além disso, afirma: “Estudos apontam que crianças que têm dificuldade para se controlar frequentemente se tornam adultos com problemas”.

Pesquisas comprovam efeitos positivos da meditação

Para o especialista, a meditação não controla tudo, mas passa a sensação de que a pessoa pode “se tornar o capitão de seu próprio barco novamente”, uma vez que estimula a habilidade de fazer uma pausa e prestar atenção em si mesma. Depois de perceber seu próprio humor, é que se passa a tomar o próximo passo ou ação. “E isso só pode ser bom”, diz Williams.

Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.