Meditação na escola: professor ensina mindfulness a alunos

O número de pessoas com doenças mentais tem crescido nos últimos anos, muito em função da vida moderna nas grandes cidades. Preocupados com esse cenário, funcionários da Bickley Park School, no Reino Unido, decidiram instaurar aulas de meditação mindfulness para meninos de cinco anos a sete anos.

A instituição, que atende garotos de dois a 13 anos, pretende oferecer aos alunos o “melhor começo possível na vida, tanto academicamente quanto mentalmente”, segundo notícia do jornal Huffington Post.

Escola faz sessões de meditação com alunos de 5 a 7 anos

Jon Poole, professor que iniciou a ação, diz: “Uma parte vital de ajudar os meninos a terem uma vida feliz e saudável é ter certeza de que eles sabem cuidar deles mesmos. Dar passos iniciais para auxiliá-los a nutrirem sua saúde mental é uma peça-chave desse processo”.


Mindfulness é uma tradução para inglês da palavra Sati. Sati é definido como “a capacidade de se lembrar”, e a ideia é de estarmos conscientes do que se passa no nosso corpo, na nossa mente, nos nossos pensamentos e nas nossas emoções. Ou seja, de nos lembrarmos de prestar atenção, a ter consciência de nós próprios.


Mark Williams, professor de psicologia clínica e pesquisador dos benefícios da meditação mindfulness, falou ao jornal que crianças que enfrentam problemas com frequência o manifestam na adolescência. Além disso, afirma: “Estudos apontam que crianças que têm dificuldade para se controlar frequentemente se tornam adultos com problemas”.

Pesquisas comprovam efeitos positivos da meditação

Para o especialista, a meditação não controla tudo, mas passa a sensação de que a pessoa pode “se tornar o capitão de seu próprio barco novamente”, uma vez que estimula a habilidade de fazer uma pausa e prestar atenção em si mesma. Depois de perceber seu próprio humor, é que se passa a tomar o próximo passo ou ação. “E isso só pode ser bom”, diz Williams.

Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …