Minas abre 8 mil vagas em cursos gratuitos; veja como se inscrever
Mais de 150 turmas de qualificação profissional em turismo e cultura serão disponibilizadas
Se você mora em Minas Gerais e está buscando qualificação profissional com cursos gratuitos, o programa Minas Forma é uma excelente oportunidade. Com mais de 8 mil vagas disponíveis, 1.460 delas já abertas agora em setembro, a iniciativa oferecerá capacitação em diversas áreas até o final do ano, com a criação de mais de 150 turmas.
O Minas Forma, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MG), tem como foco pessoas inscritas no CadÚnico.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Os principais públicos-alvo são jovens entre 18 e 29 anos e mulheres acima de 40 anos , mas o programa está aberto a todos em situação de vulnerabilidade social. O projeto abrange também pessoas com deficiência, garantindo inclusão e acessibilidade.
Os cursos gratuitos e municípios atendidos
O programa está em sua primeira fase, focada nos setores de Turismo e Cultura, com 356 turmas distribuídas em 101 municípios mineiros. Entre os cursos oferecidos estão:
- Técnicas Básicas para Garçom
- Técnicas Básicas para Camareira
- Ferramentas de Marketing Digital
- Condutor de Visitantes
- Outros cursos voltados à hospitalidade e serviços.
Os cursos estão disponíveis em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Montes Claros, bem como em outras 97 cidades. A lista completa de cursos e municípios está disponível no site da Sedese-MG.
Quem pode se inscrever?
Para se inscrever, é necessário ter idade mínima de 16 ou 18 anos, dependendo do curso escolhido. Em alguns casos, é exigida comprovação de escolaridade ou experiência profissional.
Os cursos gratuitos têm duração entre 35 e 100 horas e, além da capacitação, os alunos recebem bolsa-auxílio, que varia de R$ 210 a R$ 600, pagos semanalmente conforme a carga horária e a frequência nas aulas.
As inscrições podem ser realizadas de forma presencial nas unidades do Senac, assim como em pontos de apoio nos municípios participantes. Há também a opção de inscrição online através deste link. Os candidatos devem apresentar documentos pessoais no momento da matrícula.