Últimas notícias:

Loading...

Mindful eating: Saiba como praticar desde a infância

Tome nota das nossas dicas e comece a introduzir na sua rotina com as crianças

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

O mindful eating vem ganhando força nos últimos anos. A prática preza por um maior cuidado com aquilo que consumimos, a forma que comemos e, em especial, com o desenvolvimento de hábitos alimentares desde a infância.

Por isso, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostrar como colocá-la em prática e como ela pode ser positiva para as crianças. Acompanhe!

Quais os benefícios do mindful eating para as crianças?

mindful eating
Crédito: Vanessa Loring/PexelsMindful eating: Saiba como praticar desde a infância

O mindful eating contribui para que as crianças não cresçam com restrições alimentares. Ao contrário, o paladar delas é estimulado constantemente, fazendo com que elas se habituem à experiência de provar novos alimentos e se surpreendam com a possibilidade infinita de sabores que existem no mundo.

As crianças também aprendem sobre serem mais conscientes com a comida que consomem, evitando excessos, desperdícios e limitações desnecessárias para a idade delas. Outro benefício marcante é que você pode ensiná-las a valorizar o que a natureza nos dá, repassando ideais importantes sobre sustentabilidade.

A partir daí, com uma dieta mais diversa e sem regras absurdas, as crianças alcançam um maior desenvolvimento físico e intelectual, além, é claro, de fortalecerem seu sistema imunológico e terem mais energia para as atividades físicas e escolares.

Como estimular as crianças a praticarem o mindful eating?

Esclarecido o que representa e, inclusive, quais são os benefícios do mindful eating para a criançada, vamos mostrar agora algumas dicas bem simples e interessantes de como tornar essa prática algo corriqueiro na rotina dos mais novos. Confira quais são elas!

mindful eating
Crédito: Vanessa Loring/PexelsO ideal é que elas mastiguem aos poucos para descobrirem e se familiarizarem com as texturas

Evitar distrações durante as refeições

A primeira delas é evitar distrações durante as refeições, o que inclui celulares, televisões, computadores, livros, videogames portáteis etc. Isso porque tudo tem a sua hora e o seu lugar. Uma vez à mesa, as crianças devem focar, de fato, na refeição e em sua companhia durante as refeições.

Dessa forma, não há riscos de a garotada comer muito pouco ou exageradamente por estarem com a atenção focada em outras atividades. Além disso, elas têm a oportunidade de compartilhar um momento rico de interação e convívio com a família, com os amigos ou com os colegas de escola, por exemplo.

Portanto, ao se aproximar da hora do café da manhã, do almoço ou do jantar, o ideal é que elas já comecem a se preparar para comer, pausando o que estão fazendo no momento para retomarem somente depois de se alimentarem.

Mastigar sempre sem pressa

mindful eating
Crédito: Kampus Production/PexelsMindful eating: Vale mencionar também que mastigar sem pressa é importante para evitar acidentes

A mastigação é outro ponto que merece atenção no mindful eating. Afinal, muitas vezes aprendemos desde pequenos a comer o mais rápido possível para otimizar o tempo e partirmos para outros afazeres. Porém, esse não é um costume saudável, especialmente para as crianças.

O ideal é que elas mastiguem aos poucos para descobrirem e se familiarizarem com as texturas, os sabores e os formatos dos alimentos, pois isso contribui para apurarem o seu paladar.

Vale mencionar também que mastigar sem pressa é importante para evitar acidentes, como situações de engasgo, queimaduras na área interna da boca ou mesmo danos nos dentes — sejam eles dentes de leite, ou permanentes.

Quer saber mais sobre mindful eating e os benefícios que pode proporcionar para o desenvolvimento e o crescimento das crianças? Acesse o o blog Novos Alunos e saiba mais!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.