Ministério da Educação divulga novas regras para o FIES

Inscrições serão abertas no dia 5 de fevereiro

Por: Redação | Comunicar erro

As novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foram divulgadas pelo Ministério da Educação na última quarta-feira, 9. As inscrições para o programa, que desde 199 atende estudantes que não podem pagar integralmente um curso de graduação, podem ser realizadas a partir do dia 5 de fevereiro pelo site.

Dividido em duas categorias, a modalidade Fies é destinada ao estudante com renda familiar mensal de até três salários mínimos e a juros zero. Enquanto a P-Fies, voltada para estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos, é garantida pelas instituições financeiras,  por meio de recursos públicos.

Crédito: Getty Images/iStockphotoSmall group of african american and hispanic man and woman with caucasian girl outdoor in the city in the summer

O que muda com as novas regras ? 

A partir de 2019, os candidatos serão divididos entre classificados, beneficiados pelo financiamento, e pré-selecionados (P-FIES) de acordo com as notas obtidas no Enem_em ordem decrescente. Os dois casos exigem que os candidatos tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido média mínima de 450 pontos e superior a zero na redação.

Além disso, no caso do P-FIES, a aprovação do candidato só acontecerá mediante aprovação dos Agentes Financeiros Operadores de Crédito (AFOC). Será necessário, ainda, validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e ter a documentação aprovadas pelos agentes financeiros.

Ordem de chegada 

O edital pontua ainda que as melhores condições de financiamento estudantil serão garantidas aos candidatos pré-selecionados que se apresentem primeiro nas comissões as instituições de ensino.

Prazos 

Os resultados estarão disponíveis no dia 18 de fevereiro. A complementação das inscrições dos candidatos no Fies Seleção será entre os dias 19 a 25 de fevereiro. A inscrição na lista de espera do Fies será de 20 de fevereiro a 31 de março. Vale destacar: a modalidade P-Fies não possui lista de espera./Com informações do jornal Estado de Minas. 

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …