Ministério da Educação divulga novas regras para o FIES

Inscrições serão abertas no dia 5 de fevereiro

Por: Redação Comunicar erro

As novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foram divulgadas pelo Ministério da Educação na última quarta-feira, 9. As inscrições para o programa, que desde 199 atende estudantes que não podem pagar integralmente um curso de graduação, podem ser realizadas a partir do dia 5 de fevereiro pelo site.

Dividido em duas categorias, a modalidade Fies é destinada ao estudante com renda familiar mensal de até três salários mínimos e a juros zero. Enquanto a P-Fies, voltada para estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos, é garantida pelas instituições financeiras,  por meio de recursos públicos.

Crédito: Getty Images/iStockphotoSmall group of african american and hispanic man and woman with caucasian girl outdoor in the city in the summer

O que muda com as novas regras ? 

A partir de 2019, os candidatos serão divididos entre classificados, beneficiados pelo financiamento, e pré-selecionados (P-FIES) de acordo com as notas obtidas no Enem_em ordem decrescente. Os dois casos exigem que os candidatos tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido média mínima de 450 pontos e superior a zero na redação.

Além disso, no caso do P-FIES, a aprovação do candidato só acontecerá mediante aprovação dos Agentes Financeiros Operadores de Crédito (AFOC). Será necessário, ainda, validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e ter a documentação aprovadas pelos agentes financeiros.

Ordem de chegada 

O edital pontua ainda que as melhores condições de financiamento estudantil serão garantidas aos candidatos pré-selecionados que se apresentem primeiro nas comissões as instituições de ensino.

Prazos 

Os resultados estarão disponíveis no dia 18 de fevereiro. A complementação das inscrições dos candidatos no Fies Seleção será entre os dias 19 a 25 de fevereiro. A inscrição na lista de espera do Fies será de 20 de fevereiro a 31 de março. Vale destacar: a modalidade P-Fies não possui lista de espera./Com informações do jornal Estado de Minas. 

1
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
2
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
3
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
4
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
5
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
8
31s
Maior Sarau do Mundo – Amanda Gedra
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …