Moral: veja como as crianças desenvolvem essa noção na criação
Grande parte do papel dos pais na criação dos filhos é estabelecer limites e passar uma noção de moral para que a criança saiba viver em sociedade. Mas como esse processo se dá no desenvolvimento dos pequenos? É essa pergunta que uma reportagem da Nova Escola procura responder.
De acordo com informações da matéria, um dos primeiros aspectos desenvolvidos é o senso de justiça, que foi amplamente estudado por Jean Piaget. Através de observação da interação dos pequenos com regras em jogos e dilemas morais, Piaget notou a conexão entre a construção do senso de justiça e o desenvolvimento cognitivo.
O educador constatou também que, à medida que amadurecem, as crianças se relacionam de forma mais crítica com as regras. Em seus primeiros anos de vida, quando são iniciados ao conceito de limite e de comportamento, precisam que adultos intermediem essa relação. É importante, assim, que eles entendam que as regras regulam as interações.
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Sobre isso, Nelson Pedro-Silva, professor de Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), diz: “Todos nós abrimos mão de alguns desejos em vista de viver em sociedade, fato que a criança deve enfrentar desde cedo para que possa compreendê-lo”.
Outro ponto importante é que, quando já têm conhecimento sobre um conjunto de regras, os pequenos passam a cumpri-las porque as associam a figuras de autoridade, como pais e professores. Mas isso não quer dizer que reflitam ou compreendam essas regras. Neste momento, diz-se que eles têm uma moral heterônoma.
Para auxiliar no processo de aprendizado, o artigo sugere que o professor atue de forma mediadora, orientando os alunos que entram em conflito e explicando o posicionamento de todos os envolvidos.
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