Últimas notícias:

Loading...

Mostra no Cinusp reúne obras do diretor irlandês Thaddeus O’Sullivan

Série de exibições servirá de introdução para o workshop com o cineasta na ECA-USP

Por: Redação
Reprodução
Tanto a mostra de filmes quanto o workshop com Thaddeus O’Sullivan são gratuitos.

Thaddeus O’Sullivan integrou a geração “new wave” do cinema irlandês. Nascido em Dublin no ano de 1947, formou-se no Royal College of Art, em Londres, e dedicou seus conhecimentos ao universo cinematográfico. Atualmente, prestes a lançar o livro e DVD sobre seu curta-metragem “A Mulher que Casou com Clark Gable”, o cineasta marcou presença no workshop programado para 23 de agosto na ECA (Escola de Comunicações e Artes) – USP. Porém, antes do evento, o Cinusp preparou uma mostra especial no intuito de introduzir os espectadores aos trabalhos de O’Sullivan.

De 5 a 9 deste mês, sempre às 19h, sessões gratuitas serão exibidas na Sala Maria Antônia – Cidade Universitária – traçando uma breve retrospectiva cinematográfica. Os filmes selecionados vão desde “Noiva de Dezembro“, lançado em 1990, até Cinema Stella, de 2011. Além das exibições, “Irlanda – Cinema, Memória: a obra fílmica de Thaddeus” também conta com debates e a presença do professor Dr. Lance Pettitt, do St. Mary’s University College, em Londres, e da professora Drª. Beatriz Kopschitz Bastos, da Cátedra W. B. Yeats de Estudos Irlandeses da USP.

Veja alguns destaques da programação:

Datas: 9/8 (Cidade Universitária) e 23/8 (ECA-USP)
Horários: 19h e 10h, respectivamente
Diretor: Thaddeus O’Sullivan
Informações técnicas: Irlanda/Reino Unido, 1985, p&b, digital, 29’. classificação – 14 anos.
Sinopse: No final da década de 1930, a monótona rotina de um casal sem filhos formado por um inglês metodista da classe trabalhadora e uma mulher irlandesa católica devota é transformada pela obsessão da mulher pelo filme San Francisco, estrelado por Clark Gable. Adaptado do conto homônimo do escritor irlandês Sean O’Faolain, esse curta-metragem fundamental na carreira do cineasta Thaddeus O’Sullivan foi indicado ao prêmio BAFTA da categoria. Cheio de referências à Hollywood dos anos 1930, o filme foi realizado em preto e branco e capta o ritmo da vida suburbana de Dublin no período entre guerras. Remetendo às complexas relações entre Inglaterra e Irlanda e ao poder da Igreja e do cinema, o filme aborda temas que seriam revisitados pelo cineasta décadas depois em Cinema Stella, filme que abre esta mostra.

Noiva de Dezembro

Data: 8/8
Horário: 19h
Diretor: Thaddeus O’Sullivan
Informações técnicas: Irlanda/Reino Unido, 1991, cor, digital, 88’. Classificação – 16 anos.
Sinopse: Em uma comunidade rural protestante da Irlanda do Norte, na virada do século passado, uma empregada doméstica se envolve em um triângulo amoroso com seus patrões, dois irmãos fazendeiros, o que leva à marginalização dos três pela comunidade presbiteriana local. Baseado no romance homônimo do escritor irlandês Sam Hanna Bell, o filme explora, visual e tematicamente, a história e a cultura protestante de Ulster, condado ao norte da Irlanda e foi premiado com a Rosa de Prata no Festival de Bérgamo, na Itália.

Cinema Stella

Data: 5/8
Horário: 19h
Diretor: Thaddeus O’Sullivan
Informações técnicas: Irlanda/Noruega/Alemanha, 2011, cor, digital, 100’. classificação – 16 anos.
Sinopse: Na Irlanda da década de 1950, durante a época da eletrificação rural, o padre cinéfilo de uma pequena cidade entra em conflito com o novo professor da escola local, recém-chegado de Dublin, que se opõe aos seus planos para construir um cinema no imóvel onde o bispo regional pretende construir uma nova igreja.

[tab:END]

A programação completa será divulgada no site do Cinusp.