Mover abre 15 mil vagas em curso de inglês gratuito

As inscrições podem ser feitas até 24 de junho; saiba como se inscrever

05/06/2025 10:32

O Movimento pela Equidade Racial (Mover) está com inscrições abertas para nova edição do Mover Hello, programa que oferece curso de inglês gratuito exclusivamente a pessoas negras.

Em parceria com a EF, serão oferecidas 15 mil bolsas integrais para um curso de inglês 100% online, com duração de seis meses, e foco no idioma técnico, acadêmico e para negócios.

Curso tem duração de seis meses e foco no idioma técnico, acadêmico e para negócios
Curso tem duração de seis meses e foco no idioma técnico, acadêmico e para negócios - Pixabay

As inscrições podem ser feitas até 24 de junho, pela plataforma Mover Talentos (basta acessar aqui).

Curso de inglês gratuito do Mover

Cada um dos participantes recebe um plano de estudos personalizado, que remete ao seu nível de proficiência e suas necessidades individuais. São mais de 16 níveis de fluência que abrangem inglês geral, técnico e de negócios.

Neste ano, o Mover distribuirá o total de 34 mil bolsas afirmativas para cursos de inglês, direcionadas tanto a colaboradores das mais de 50 empresas associadas quanto ao público em geral.

Mover abre 15 mil vagas em curso de inglês gratuito
Mover abre 15 mil vagas em curso de inglês gratuito - Drazen Zigic/iStock

A iniciativa integra os esforços do Mover para ampliar o acesso à qualificação profissional e enfrentar as desigualdades estruturais que impactam a inserção e a ascensão de pessoas negras no mercado de trabalho.

Participação feminina

Na edição de 2024, o programa contou com uma expressiva participação feminina: as mulheres
representaram 62,5% dos participantes provenientes da sociedade civil. Elas também se destacaram no desempenho —55% dos alunos com melhor performance são mulheres— reforçando a tendência de forte engajamento feminino ao longo do programa.

Entre os participantes de maior destaque, chama atenção o tempo médio de estudo: 6.818 minutos (equivalente a 114 horas), além de um padrão consistente de dedicação, com início precoce e envolvimento contínuo por várias semanas.

Essas horas de dedicação representam mais do que compromisso, indicam progresso concreto, segundo a EF. Em média, os participantes de maior destaque evoluem um nível completo no QCER (Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas), avançando do nível A1 (iniciante) para o A2 (elementar).

Isso significa que, ao final do programa, os participantes passam a dominar os fundamentos do inglês e já são capazes de se comunicar em situações simples e cotidianas.

Esse avanço contribui diretamente para a redução das barreiras impostas pelo idioma, ampliando o acesso a oportunidades educacionais e profissionais -e, consequentemente, aumentando a preparação destes para o mercado de trabalho e novas possibilidades de desenvolvimento.