Mundial da Educação: o que é e como funciona
Nosso sonho é ocupar os espaços que as cidades já oferecem com atividades e intervenções educativas, expandindo o processo de ensino e aprendizagem para além das escolas. Todo mundo está convidado a participar, afinal, para contribuir de forma efetiva para a educação no Brasil precisamos não só de novos espaços, mas também de novos agentes.
Queremos contribuir de forma ativa para a agenda de educação integral no Brasil.
A educação integral reconhece oportunidades educativas que vão além da vivência tradicional da escola, compreende a vida como um grande percurso de aprendizado e a reconhece como uma grande, permanente e fluída escola. Nessa perspectiva, todos – escola, família, comunidade e a própria cidade – são educadores e aprendizes de um mesmo processo.
- Ecoturismo na Argentina: confira as melhores dicas e aproveite paisagens incríveis
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Os benefícios de trocar o elevador pela escada
- Decoração de Natal do Shopping Center Norte celebra os seus 40 anos e a conexão com a Zona Norte
Todo mês, lançaremos uma convocação para uso dos espaços da cidade.
Para fazer uso dos espaços da cidade, é preciso um ponto de partida, saber por onde começar. Por conta disso, todo mês, vamos preparar um material com sugestões de atividades e intervenções que podem ser feitas nesses territórios. Essas convocações são abertas. Todo mundo está convidado a organizar uma ação em sua cidade, assim como a contribuir com uma dica de algo que já tenha realizado ou queira realizar.
As 12 cidades-sede da Copa serão o ponto de partida.
Nosso primeiro mapa de ativação contará com Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Brasília, Manaus, Natal, Recife, Fortaleza e Salvador. Cada cidade contará com um grupo de ativadores, articuladores do Mundial que vão impulsionar a mobilização localmente, promovendo atividades e intervenções, mobilizando escolas, alunos e a comunidade e compartilhando experiências. Se você quer ser um ativador na sua cidade, é só se inscrever aqui: http://bit.ly/1cnT8R8
Vamos usar a tecnologia para dar esse salto.
Criamos uma página dentro da plataforma Catraca Livre onde serão comunicadas todas as ações do Mundial. E a porta está aberta: qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode compartilhar as atividades educativas que está organizando na sua cidade através da Rede. Basta fazer o cadastro e publicar!
Além disso, vamos disponibilizar um infográfico para que qualquer escola no Brasil possa construir seu próprio aplicativo para celular, aproximando as escolas da nova tecnologia e incentivando-as a compartilhar experiências educacionais, além de um aplicativo para os ativadores, que servirá como guia de bolso e auxílio durante todo o Mundial.
O movimento é aberto e você está convidado a participar
O desafio é grande e, quanto mais pessoas se unirem em torno dele, melhor. Hoje, o Mundial da Educação conta com 10 parceiros que se uniram para colocar o projeto de pé, mas a intenção é que todos possam colaborar.
Quer se tornar um parceiro do Mundial? Mande um e-mail para [email protected] e vamos conversar!
AoQuadrado, Catraca Livre, Centro de Referências em Educação Integral, Fábrica de Aplicativos, Fundação Itaú Social, Fundação SM, Imagem, Imagina na Copa, Inspirare, Todos Pela Educação