Núcleo de Consciência Negra organiza palestras e oficinas em memória à Abolição da Escravatura

Ciclo de atividades gratuitas também marca o 1º ato realizado pelo NCN em 1988, durante o centenário da abolição

A Oficina de Comunicação Comunitária terá 16 horas de duração.

Após 125 anos desde a Abolição da Escravatura muito ainda precisa ser discutido. Mesmo que a constante luta pelos direitos dos negros tenha ganhado proporções maiores, o racismo também se “reinventou” com o passar dos anos. Um exemplo disso foi a quantidade de denúncias enviadas à CND (Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos): houve aumento de 264,5% no número de queixas contra violações de direitos humanos no Facebook entre 2011 e 2012. A maior parte dos links apresentava conteúdo racista (mais de 5 mil).

Com o intuito de promover o debate e, consequentemente, a reflexão sobre os impasses enfrentados cotidianamente, o NCN (Núcleo de Consciência Negra), situado na Cidade Universitária, organiza atividades gratuitas nos dias 17 e 25 de maio e 6 de junho. Outro objetivo é relembrar o primeiro ato realizado pelo coletivo em maio de 1988, quando a abolição completou seu centenário.

Além do bate-papo com representantes de movimentos que combatem o racismo, a programação conta com workshop de estêncil, saraus e uma festa-protesto regada a samba, afrobeat, afrofunk e ritmos caribenhos. Há também dois dias reservados para Oficinas de Comunicação com o jornalista e rapper Pirata, do Fórum Hip Hop. Quem quiser participar do encontro deve realizar inscrição pelo e-mail: rapperpirata@gmail.com.

Veja mais informações sobre a programação:

17/5
Oficina de stencil e Oficina de Capulanas com Sarau da Remo
Horário: 14h

Debate: “Os desafios na superação das desigualdades étnico-raciais”
Horário: 18h
Presenças: Allan Santos (Comitê Contra o Genocídio da Juventude Preta); Beatriz Nascimento (Frente Pró-Cotas Raciais do Estado de São Paulo); Prof. Dennis de Oliveira (NEINB-USP); Celso Fontana (SOS Racismo); Vereador Orlando Silva; Jupiara Castro (NCN).

Sarau NCN Resiste
Horário: 20h
Participações: Na Voz a Vez (Sarau da Remo); Circulo Palmarino.

Festa-protesto
Horário: 22h
Presenças: @migas do samba.com (Roda de Samba); Eder Martins (Samba Rock); Coletivo Juiureh (Afrobeat, Afrofunk e Ritmos Caribenhos); Núcleo Artístico Tembuá (Dança Afro); Coletivo Dub.

25/5 e 6/6
Oficina de Comunicação Comunitária
Horário: 9h
Presença: Pirata (jornalista, rapper e membro do Fórum Hip Hop)
Inscrições: rapperpirata@gmail.com