O desenvolvimento integral do seu filho e a sustentabilidade andam juntos. Saiba como
A infância é a fase mais importante da vida de um indivíduo. Do primeiro rabisquinho no papel, passando pela pré-escola, até a compra do primeiro lápis de grafite, que marca a entrada no mundo da escrita, a criança está crescendo, aprendendo e se desenvolvendo.
Uma atividade que pode ser muito bacana para apoiar o desenvolvimento do seu pequeno é o desenho, uma prática lúdica e divertida, que também trabalha a coordenação motora e a visão, estimula o uso da criatividade e da imaginação, e ajuda a criança organizar seus pensamentos. Depois das brincadeiras, essa é uma das principais atividades na educação infantil.
- SP terá ‘praia’ a 15 minutos da Faria Lima; saiba mais
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
- Seu filho pode ter TOD? Conheça os primeiros sinais que podem surgir na escola
- Estudo revela o que está envolvido na manifestação do autismo em crianças
Mas, olhar e cuidar da infância também é olhar e cuidar do futuro, e quando pensamos no futuro de uma criança, temos que pensar no mundo que queremos deixar para ela.
Por isso, entender o ciclo de vida de todos os objetos, como o lápis e o papel que vão acompanhar a criança ao longo de toda a vida, e fazer escolhas conscientes, é fundamental.
A seguir, confira algumas dicas para apoiar o desenvolvimento do seu filho, desde bebê, criando um ambiente mais saudável e responsivo para que ele possa desenhar muito, e crescer pleno para se tornar uma criança consciente e, futuramente, um adulto feliz.
1. Qualquer coisa pode ser um instrumento de desenho
Uma pedrinha no chão, areia, lápis, giz, tinta, batom, comida, canetinhas, vapor… Também há diferentes tipos de materiais, como papéis coloridos e de diferentes tamanhos e gramaturas.
2. Sair, ver o mundo e aprender é muito bom.
Apresente seu filho a novas experiências. Leve ele para brincar ao ar livre, conhecer museus e novos lugares. Tudo isso o ajuda a desenvolver seu repertório para toda a vida.
3. Dê ideias e crie desafios.
Mais uma vez, sem certo ou errado. O resultado é o menos importante, o legal é ajudar a criança a se soltar e ganhar confiança e liberdade para criar no papel
4. Para desenhar, use papéis em branco.
Em vez daqueles com formas para ele pintar. Assim, ele pode começar um desenho do zero, sem nenhum pressuposto.
5. Leve sustentabilidade, sempre, para o estojo
As crianças estão cada vez mais ligadas em sustentabilidade. E você também deveria estar. Quando for comprar lápis, ou qualquer outro objeto de material escolar, lembre-se de escolher os de madeira, e não de plástico. repare, também, se é de madeira de reflorestamento certificada.
Os EcoLápis são a sua opção de material sustentável, feitos de madeira de reflorestamento e com um processo 100% responsável com o meio ambiente
P.S: Quando falamos de desenho, não existe certo ou errado, bonito ou feio. O importante é oferecer à criança condições para usar sua criatividade e desenhar.
Bons desenhos!