Oficina trabalha a criatividade na escrita usando técnicas do teatro

08/09/2014 16:04 / Atualizado em 04/05/2020 14:53

Biblioteca Mário de Andrade recebe a oficina “Teatro Instrumental e Criatividade para uma Boa Redação”
Biblioteca Mário de Andrade recebe a oficina “Teatro Instrumental e Criatividade para uma Boa Redação”

Com o objetivo de despertar a criatividade e ajudar os participantes a fazer uma boa redação no Enem, a Biblioteca Mário de Andrade oferece a oficina “Teatro Instrumental e Criatividade para uma Boa Redação”. Utilizando técnicas teatrais, os encontros acontecem de 9 de setembro a 4 de novembro, sempre às terças e quintas, das 15h às 18h. A entrada é Catraca Livre, sendo necessário se inscrever com antecedência pelo email: [email protected].

Ministradas por Evinha Sampaio, as aulas utilizam-se do teatro documentário, de Erwin Piscator, que trabalha com fatos reais documentados pelos meios de comunicação; além dos jogos teatrais de Viola Spolin. A oficina não tem o objetivo de trabalhar a interpretação, mas recorre a ela como instrumento auxiliador à criatividade.

Os participantes são divididos em grupos, fazem o levantamento das informações dos registros midiáticos sobre o tema da redação do dia, assumem um dos atores envolvidos na questão, se colocam em cena e cada um defende o seu ponto de vista. Em determinado momento, a cena é congelada e eles redigem suas redações.

Dois encontros são dedicados às questões gramaticais. Também são tema de discussão as redações que foram bem avaliadas, o Guia do participante do Enem, dúvidas frequentes, como se preparar para o dia da prova, dicas de sites, e etc.