Oficinas ensinam técnicas para o uso consciente da água

Em tempos de crise hídrica vale tudo: reduzir o consumo, captar água de formas alternativas, repensar os hábitos. Para ajudar nestas tarefas, o Sesc São Caetano criou o projeto Além da torneira, com uma programação de bate-papo e oficinas a fim de discutir aspectos do consumo consciente da água e estimular o aproveitamento dos recursos da natureza por meio de reflexões e medidas simples que cabem no dia a dia de cada cidadão. As atividades têm entrada Catraca Livre e são recomendadas para maiores de 12 anos. Para participar, é necessário inscrever-se na Central de Atendimento do Sesc São Caetano.

Na próxima quarta, oficina dá dicas para construir uma cisterna

Em março, dia 18, o biólogo André Costa ministrará a oficina “A água que cai do céu“, em que abordará diferentes técnicas de captação da água das chuvas. Com experiência em Educação Ambiental no Zoológico de São Paulo, Museu de Zoologia da USP, Jardim Botânico de São Paulo e na Escola Municipal de Ecologia, Costa apresentará como alternativa interessante para as residências, um “passo a passo” sobre a construção de cisternas. O oficineiro também compartilhará técnicas de filtragem da água e medidas de seguranças relativas ao armazenamento seguro a fim de evitar a proliferação de doenças. Um modelo de cisterna será finalizado com os participantes e ficará permanentemente instalado no Sesc São Caetano. Para auxiliar na apreensão e memorização dos conceitos e informações trabalhadas na atividade, o Coletivo Entrelinhas realizará uma facilitação gráfica, técnica que ilustra em tempo real os diálogos em forma de desenhos e mapas mentais.

No dia 25, Geraldo Varjabedian, escritor e ativista na área de sustentabilidade e meio ambiente, discutirá na oficina “Desinfetantes e limpadores multiuso ecológicos o uso de produtos de limpeza industrializados“, informando seus componentes e alertando para os riscos de contaminação no descarte destes itens. Voluntário há sete anos da Agenda 21, documento lançado na Eco-92 que caracteriza um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, Varjabedian fará duas receitas de desinfetantes e limpadores multiuso à base de produtos naturais como alternativas para a limpeza diária.

Em abril, o bate-papo “Os mitos da crise hídrica” recebe no dia 8 o arquiteto e jornalista Gabriel Kogan para abordar políticas públicas relacionadas à água e a crise no abastecimento do recurso das grandes cidades. Kogan é formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e desenvolveu mestrado em Gerenciamento Hídrico no UNESCO-IHE (Holanda), onde pesquisou as origens históricas das enchentes em São Paulo. A atividade contará com a facilitação gráfica do Coletivo Entrelinhas.

Finalizando o projeto Além da torneira, no dia 13 de maio André Costa realizará a oficina “Ciclo hidrológico”, em que explicará de onde vem a água que utilizamos e as diferenças entre as represas que abastecem o ABC Paulista. O biólogo ressaltará o cenário atual e a necessidade de chuvas em locais específicos. Para ilustrar o processo do ciclo da água na natureza, será realizada uma montagem coletiva de um terrário – técnica utilizada para cultivo de plantas em recipientes de vidro que simula as condições em nosso planeta. A oficina terá facilitação gráfica do Coletivo Entrelinhas.