Oficinas gratuitas de jongo, grafite e capoeira comemoram os 125 anos de abolição na Uerj
Nos próximos dias 13 e 14, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) irá sediar o evento ” 125 Anos de Abolição: Cultura Negra, Educação e Ações Afirmativas no Brasil”. Promovido pela Coordenadoria de Arte e Oficinas de Criação Artística da universidade e pelo Coletivo Palmares, o evento lembrará as influencias da cultura negra no cotidiano da sociedade através de oficinas, palestras e apresentações.
Abrindo o evento, acontece a Oficina de Jongo com Messias Freitas. Após, às 16h, rola oficina Oficina de Cantação de História com o Coletivo Palmares, que ocorrerá nos dois dias e que abordará a diáspora africana no Brasil e o contato do negro com o povo indígena. Também no primeiro dia, às 18h, acontece a mesa de debate, com o tema “Educação, Racismo e ações Afirmativas” e, fechando o dia 13, rola uma roda de jongo às 20h.
No dia 14, uma oficina de grafitte abre o evento. Às 18h inicia-se a mesa de debate com o tema “Arte e Cultura de Rua” e o evento é encerrado com uma roda de capoeira de angola. As atividades acontecem no no Centro Cultural da UERJ, no Campus Maracanã. Veja a programação:
[tab:Dia 13]
14h Oficina de Jongo
Com Messias Freitas
Oficina de Cantação de Histórias
Com Coletivo Palmares
18h Mesa Debate
“Educação, Racismo e Ações Afirmativas”
Com Stela Guedes, Renato Emerson e Jorge Conceição
20h Roda de Jongo
Dia 14
14h Oficina de Grafitte
Com Rodrigo Blanco
Oficina de Contação de Histórias através do Audiovisual
Com Mãe Torody
18h Mesa Debate
“Cultura de Rua e Cultura Popular Tradicional”
Com Aureanice de Mello Correia, Denílson Araújo e Marcelo Coqueiro
20h Roda de Capoeira Angola