Oficinas pedagógicas gratuitas de frevo recebe inscrições

Serão oferecidas aulas de música, dança, adereços e elaboração de projetos

21/03/2014 12:53 / Atualizado em 04/05/2020 14:24

O Comitê de Salvaguarda do Frevo está com inscrições abertas para quatro oficinas pedagógicas gratuitas. São aulas de música, dança, adereços e elaboração de projetos. Interessados podem ser inscrever na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, das 10h às 16h, enquanto houver vagas.

Objetivo é preservar e difundir conhecimentos ligados ao Frevo
Objetivo é preservar e difundir conhecimentos ligados ao Frevo

A Oficina de Adereços será ministrada pelos artistas plásticos Fábio Costa e Américo Barreto, no Paço do Frevo. Os encontros acontecerão duas vezes por semana, entre 4 e 25 de abril. Serão apresentadas técnicas para produção de adereços de cabeça e mão, golas e costeiras, usando materiais como papelão, tecido, colas, galões e acetatos. Os interessados podem escolher um dos dois horários: das 9h30 às 12h30 ou das 14h às 17h.

Já a Oficina de Dança, que também ocorre no Paço do Frevo, será ministrada pelos bailarinos Eduardo Araújo e Valdemiro Neto, voltada para a faixa etária entre 13 e 16 anos, e outra ministrada por Ricardo Barbosa e Wilson Aguiar, para quem tiver mais de 17. A ideia é contextualizar a história do Frevo, abordando os aspectos musicais, além de praticar e experimentar passos.

Para quem quiser aperfeiçoar a execução do Frevo, as Oficinas de Música incluem Técnicas de Execução de Frevo de Rua, com Roberto Silva, e Técnicas de Execução de Orquestra de Pau e Corda, com Maurício César. É preciso ter o instrumento e a estante. Na parte de Técnica Vocal para os Frevos de Rua e Canção, com a professora Hadassa Gonzaga, o único pré-requisito é ter mais de 15 anos. As aulas acontecerão entre os dias 4 e 25 e abril, no Centro de Criatividade Musical de Recife.

Na Casa 38 do Pátio de São Pedro, acontecerão as Oficinas de Planejamento e Elaboração de Projetos, ministradas pelo produtor cultural Osmar Barbalho. As aulas acontecem entre 8 e 15 de abril, para aqueles que optarem para o horário das 9h às 12h. Já a turma do período da tarde, das 14h às 17h, será entre os dias 6 e 14 de maio. O curso apresentará as características dos mecanismos de incentivo à cultura.

A abertura de todas as oficinas acontece no dia 1 de abril, às 15h, com palestra da pesquisadora Carmem Lélis sobre o “Frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, no Auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco.

Mais informações pelo (81) 3355-4311.