Oi Futuro oferece cursos gratuitos de programação e criação de games

Capacitação tem carga horária de 16 horas divididas em quatro aulas de quatro horas cada

03/09/2025 12:45

Jovens estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro já podem se inscrever para a turma presencial do projeto “Nave em Órbita II”, iniciativa do Instituto Oi Futuro que oferece cursos gratuitos de introdução a ferramentas e conceitos para a criação de jogos digitais, nas modalidades online e presencial.

Os encontros serão realizados na sede do programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação), no bairro do Andaraí, nos dias 10, 17, 24 e 31 de outubro, sempre às sextas, das 14h30 às 18h30.

Primeira edição do Nave em Órbita impactou mais 2.200 estudantes de todo o Brasil
Primeira edição do Nave em Órbita impactou mais 2.200 estudantes de todo o Brasil - Thais Magalhães/Divulgação

Com carga horária de 16 horas divididas em quatro aulas de quatro horas cada, a trilha formativa Criando Meu Primeiro Jogo Digital contará com atividades práticas e colaborativas sobre programação, game design, arte visual e sonora para jogos. Durante os encontros, também serão realizadas discussões sobre tópicos contemporâneos relevantes relacionados à cidadania digital, saúde mental e o uso consciente da tecnologia.

Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos?

Para participar, basta que o aluno esteja regularmente matriculado em uma escola das redes públicas na cidade do Rio de Janeiro e tenha disponibilidade para frequentar as aulas presenciais.

As inscrições para as 40 vagas disponíveis podem ser realizadas até o dia 1 de outubro pela internet (acesse aqui e preencha o formulário).

A iniciativa busca apresentar essa experiência de curta duração, desenvolvendo habilidades técnicas e atitudinais cada vez mais relevantes para atuar na indústria criativa e digital.

“Ao vincular o interesse por games a oportunidades reais de carreira, o Nave em Órbita contribui para reduzir a evasão escolar na transição entre o Fundamental e o Ensino Médio, ressignificando as relações dos adolescentes com o aprendizado. É também um projeto que aborda o letramento midiático e digital como competências essenciais para a cidadania na era da informação”, destaca Aline Almeida, Gerente de Educação e Comunicação do Oi Futuro.