ONG lança cursos gratuitos online com temática antirracista
Ao concluir os cursos, os participantes recebem certificados
O Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) lançou uma série de cursos gratuitos online voltados para o empoderamento, capacitação e com a temática antirracista, com temas que tratam da justiça social, cidadania, cultura, trabalho e direitos humanos.
Os cursos gratuitos do CEMJ são estruturados em módulos interativos que incluem videoaulas, leituras complementares e atividades práticas. Ao concluir os cursos, os participantes recebem certificados que podem enriquecer currículos profissionais, portfólios acadêmicos, e aumentar a visibilidade em redes sociais como o LinkedIn.
Objetivo do Festival Afro de Juventude e Cidadania é proporcionar uma formação transformadora que capacite todos os participantes a liderar iniciativas diversas na luta antirracista, construir e colocar em prática projetos culturais e participar ativamente da construção de uma sociedade menos desigual e antirracista.
Como se inscrever
Podem se inscrever qualquer pessoa acima de 18 anos. Basta acessar o site: www.cemj.org.br/festivalafro. Os inscritos receberão dados de acesso para a plataforma online.
Os cursos são oferecidos em videoaulas assíncronas, permitindo que você organize seu próprio horário de estudo dentro de um período de 45 dias para receber o certificado.
Os cursos gratuitos
1 – Captação e gestão financeira de recursos para projetos – Profa. Karine dos Santos Oliveira – Certificado de 40h
A disciplina aborda diversas formas de captação de recursos, desde métodos tradicionais até inovadores e ancestrais, e ensina como aplicar e gerenciar esses recursos. As aulas combinam teoria e prática, explorando planejamento financeiro, orçamento, execução de planos de ação, prestação de contas e análise financeira, visando proporcionar um olhar aprimorado sobre o capital financeiro.
Karine dos Santos Oliveira é CEO da Wakanda Educação Empreendedora, onde traduz conteúdos de negócios para linguagem informal/regional. Foi reconhecida na Forbes Under 30 (2020) e vencedora do Desafio Mulheres e Tecnologia (Salvador, 2020). Possui experiência na elaboração e execução de formações sobre viabilidade econômica, plano de negócios, técnicas de vendas e pitch, voltadas para a comunidade negra, povos e comunidades tradicionais e população LGBTQIA+.
2 – Necropolítica, Brutalismo e Genocídio da Juventude Negra – Exercícios (Re)existência à partir das Periferias – Prof. Alexsandro do Nascimento Santos – Certificado de 40h
Este curso aborda a desumanização e controle das juventudes negras e periféricas sob a colonialidade capitalista, e as táticas de resistência desenvolvidas nesses territórios. Explora temas como necropolítica, estratégias de genocídio e projetos de (re)existência, destacando as periferias como lideranças de transformação e reinvenção do mundo.
Alexsandro do Nascimento Santos é Mestre em Educação: História, Política Sociedade (PUCSP) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente, cumpre estágio pós-doutoral junto ao Programa de Administração Pública e Governo da FGV-SP. É diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e Professor do Mestrado e do Doutorado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Integra o Conselho Municipal de Educação de São Paulo.
3 – Raça, juventude e brasilidade – Profa. Larissa da Silva Fontana – Certificado de 40h
Esta disciplina explora o papel da raça e mestiçagem na identidade nacional brasileira, examinando o mito da democracia racial e a marginalização dos corpos negros. Analisa a cultura mestiça, a criminalização da herança africana e as opressões interseccionais. Também discute a construção de identidades políticas negras e o combate ao racismo estrutural no Brasil.
Larissa da Silva Fontana, professora, doutoranda em Linguística na Unicamp, ativista feminista antirracista, vice-presidenta da regional São Paulo da Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG), integrante da Rede de Pesquisadores Negres de Estudos da Linguagem (REPENSE) e dos grupos de pesquisa Mulheres em Discurso (Cnpq/IEL Unicamp) e Discurso e Tensões Raciais (Cnpq/UESC).
4 – Sobreviver do inferno ao paraíso: O rap enquanto sentido da vida – Prof. Bruno Máriston Passos Barreto – Certificado de 40h
Este curso explora a importância histórica do rap na construção da subjetividade da juventude negra brasileira, destacando seu contexto cultural e político. Analisa a militância e o pertencimento artístico e cultural que emergem desse movimento.
Bruno Mariston é graduado em Letras pela UFBA, com pesquisa em Lírica Negra Soteropolitana. Fez mestrado em Teoria da Literatura e Estudos Culturais, estudando masculinidades negras no trabalho de Baco Exu do Blues, e está fazendo doutorado em Linguística, focando na religiosidade no rap nacional. Além da carreira acadêmica, Bruno lecionou em todos os níveis de ensino formal e ministrou cursos, palestras e oficinas sobre movimento negro, literatura negra, hip-hop e temas afins nas periferias de Salvador e Campinas.
5 – RACISMO NA ESCOLA: não basta falar, é preciso agir! – Prof. Maria Aparecida Costa dos Santos – Certificado de 40h
Este curso aborda o racismo estrutural nas escolas brasileiras, destacando a importância de práticas antirracistas efetivas por instituições e profissionais de educação. Visa discutir e propor soluções de enfrentamento do racismo, focando na realidade dos jovens do ensino médio e educadores. Os encontros promoverão reflexões baseadas em estudos de autores que buscam superar essa opressão histórica.
Maria Aparecida Costa dos Santos é Doutora em Educação pela USP, Mestre em Educação pela UNINOVE, e Especialista em Educação Física Escolar pela FMU. Licenciada em Educação Física pela UNESP. Professora efetiva de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de São Paulo desde 2002, com experiência como formadora pedagógica e Assistente Técnico Educacional. Lecionou no Ensino Superior, desenvolvendo conteúdos para cursos de Lato Sensu. Membro do grupo de pesquisa “Ylê-Educare” do CNPq, autora do livro “O Universo Hip-Hop e a Fúria dos Elementos” e coorganizadora do “Dicionário da Cultura Antirracista”. Ritmista do bloco afro “Ilú Oba de Min” em São Paulo.
6 – Juventude Negra e Pertencimento: O fomento à Cultura Afro Brasileira como caminho para o orgulho e consciência racial no Brasil – Profa.Elaine dos Santos Teotonio Farias – Certificado de 40h
Este curso destaca a importância dos eventos socioculturais na celebração da diversidade e identidade negra, capacitando produtores culturais para planejá-los e executá-los. Abrange tipos de eventos, etapas de planejamento e captação de recursos. É uma introdução para quem deseja se profissionalizar em Produção Cultural.
Elaine Teotonio é uma profissional apaixonada pela cultura, com 23 anos de experiência como cantora, musicista, professora e produtora cultural. Pós-graduanda em ESG, co-fundou a ETC Produtora e o Instituto Afropira, promovendo cultura e empreendedorismo afro no interior paulista. Dedica-se à oferta de cursos, consultorias e palestras em produção cultural e gestão de projetos, visando descentralizar recursos e fortalecer a cultura afro-brasileira. Elaine defende a aplicação da Lei 10.639/03 para ensinar a história africana e afro-brasileira nas escolas, acreditando que isso fortalece a autoestima de jovens negros e promove a diversidade.