ONG notifica McDonald’s por ações de marketing em escolas
Shows do Ronald McDonald em colégios públicos e privados são considerados publicidade abusiva
Em uma escola, crianças de seis a 10 anos de idade se reúnem para assistir a um show de palhaço. Ele canta músicas, interage com os alunos e os diverte com brincadeiras e atividades sobre o corpo humano. Essa seria uma ação educativa normal para qualquer instituição de ensino fundamental, se o personagem não fosse o Ronald McDonald.
O mascote do McDonald’s tem visitado escolas públicas e privadas em muitas cidades do Brasil, sob o pretexto de promover um ambiente lúdico para colaborar na educação das crianças. No entanto, as apresentações chamaram a atenção de pessoas que lutam pelos direitos infantis, que consideram as atividades práticas publicitárias abusivas.
A ONG Instituto Alana, que trabalha para minimizar os prejuízos da publicidade infantil, enviou uma notificação à rede de fast food, para que ela pare de realizar as ações de marketing dentro de escolas. “Na nossa visão, esse tipo de estratégia se utiliza da vulnerabilidade da criança para consolidar uma marca e conquistar novos consumidores, mesmo que a empresa diga que são atividades educacionais”, afirma Pedro Affonso Hartung, advogado da ONG e conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
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Para Hartung e outros especialistas no assunto, as escolas deveriam ser ambientes livres de comunicações comerciais. “Quando você realiza um show no interior de uma escola, ela empresta toda sua autoridade para referendar o produto”, opina o advogado.
A visão do Instituto Alana é endossada pelo Código de Defesa do Consumidor, que diz que “é proibida toda publicidade que se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança”.
Segundo a assessoria de imprensa do Mc Donald’s, a empresa não recebeu a notificação, embora o documento esteja disponível na internet.
“A empresa informa que realiza os shows em escolas para abordar temas educativos. Nas apresentações, Ronald, o embaixador da alegria, dissemina mensagens sobre, por exemplo, a importância da manutenção de um estilo de vida ativa, da natureza, entre outros. Todas as atividades desenvolvidas pelo embaixador da alegria são de cunho educativo, sem menção alguma a marcas e ou produtos”, disse a assessoria. O logo do McDonald’s, no entanto, está presente em diversos materiais utilizados nas apresentações.
Veja imagens de um dos shows promovidos pela rede de fast food em uma escola:
Confira ainda o documentário “Criança, a alma do negócio”, que trata da publicidade infantil.