ONG oferece bolsas de estudo a refugiados no Brasil
Serão 18 vagas em quatro universidades brasileiras, nas modalidades presencial ou online
A ONG Refúgio 343 abriu inscrições para o Programa de Bolsas Integrais de Ensino Superior 2024. A iniciativa é destinada a refugiados e migrantes residentes no Brasil.
Os candidatos poderão escolher um dos 23 cursos de graduação presenciais ou 38 cursos de graduação Educação a Distância (EaD) oferecidos. O prazo para inscrição vai é até as 23h59 do dia 7 de janeiro de 2024 (acesse aqui).

O programa é uma parceria da ONG Refúgio 343 com a Faculdade Arnaldo, Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), Centro Universitário Facens (Facens) e ENIAC – Centro Universitário de Excelência.
- Escolegis oferta 45 mil vagas para cursos gratuitos EaD
- Cadeira gamer no precinho: 4 modelos super confortáveis e ergonômicos com até 47% OFF
- ‘Patrimônio do povo brasileiro’: o que você precisa saber sobre o SUS e seu impacto no Brasil
- Alura e Google abrem 180 mil vagas em curso gratuito de IA
Bolsas de estudos para refugiados no Brasil
No total, serão oferecidas 18 bolsas integrais em cursos de graduação, com duração de até 4 anos. A seleção dos candidatos será realizada pelo Refúgio 343, a partir de uma pontuação de zero a 100, considerando requisitos fundamentais, como:
- ser maior de 18 anos;
- ter concluído o Ensino Médio ou correlato no país de origem ou no Brasil;
- estar com documentação regular;
- nível de fluência e/ou compreensão da língua portuguesa;
- tempo de residência no Brasil (de acordo com a data da emissão da documentação).
Os candidatos aprovados serão convocados para elaborar uma redação (etapa decisiva) de maneira remota. O resultado final será divulgado no dia 15 de janeiro de 2024, nas redes sociais da ONG Refúgio 343 e das universidades parceiras.
Distribuição das vagas
Cada parceiro destinou um número específico de vagas. Serão seis bolsas para Faculdade Arnaldo; duas para o Unis, cinco para a Facens e outras 5 vagas para o ENIAC.
Os candidatos precisam ter atenção às modalidades de ensino do curso escolhido, porque alguns são 100% presenciais e outros são a distância.
ONG Refúgio 343
Há dois anos, o Refúgio 343 tem desenvolvido o programa com as universidades privadas.
O primeiro processo ocorreu em 2021, com a oferta de cinco bolsas para o curso de Marketing, da Faculdade Arnaldo, em Belo Horizonte.
No ano seguinte, a mesma instituição ofereceu mais seis bolsas integrais para os cursos de Marketing, Educação Física e Gestão Financeira.
Neste ano, o Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), o Centro Universitário Facens, em Sorocaba e o ENIAC – Centro Universitário de Excelência, em Guarulhos, também passaram a apoiar a iniciativa, com a oferta total de 18 bolsas, para cursos de humanas e exatas.