ONGs abrem 25 mil vagas em curso gratuito para jovens negros

As vagas são para jovens negros, com idades entre 17 e 22 anos

O Movimento pela Equidade Racial (Mover), em parceria com o Instituto PROA, recebe até dia 15 de maio inscrições para curso gratuito de formação profissionalizante.

São oferecidas 25 mil vagas destinadas a jovens negros, com idades entre 17 e 22 anos, que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas ou que estejam em período de conclusão.

ONGs abrem 25 mil vagas em curso gratuito para jovens negros
Créditos: Riska/iStock
ONGs abrem 25 mil vagas em curso gratuito para jovens negros

As aulas são totalmente online e começam no dia 27 de maio, na Plataforma PROA. O curso tem carga horária de 100 horas, dividido em quatro módulos. Semanalmente, os inscritos participam de encontros online ao vivo.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico e, se aprovado, preencher os dados pessoais para realizar a matrícula no curso. 

Sobre o curso gratuito

Além de habilidades interpessoais, o curso oferece conteúdos complementares opcionais em Administração, Excel e Power BI, Varejo, Logística, UX Design, Promoção de Marcas, Educação Financeira ou Atendimento a Clientes.

Os alunos podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São oito carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada

As vagas são para jovens dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pernambuco e o Distrito Federal.

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Além disso, os formados pelo PROA, contam com um acompanhamento durante 3 anos para facilitar seu acesso a oportunidades do mercado.

Os últimos dados do IBGE mostram que a taxa de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos é de mais de 23%. Isso significa que muitos recém-formados do ensino médio querendo trabalhar, mas com dificuldades de encontrar emprego por falta de formação técnica e comportamental.