Paço das Artes lança plataforma digital de arte contemporânea

Por: Catraca Livre

Desempenhando mais uma vez seu papel pioneiro no cenário da jovem arte contemporânea brasileira, o Paço das Artes lançou no dia 1º de novembro a plataforma digital MaPa: Memória Paço das Artes e uma exposição homônima, que segue aberta para visitação gratuita até 7 de dezembro de 2014. A idealização é de Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes.

 

MaPA é uma plataforma digital de arte contemporânea, que reúne todos os artistas, críticos, curadores e membros do júri, que passaram pela Temporada de Projetos desde sua criação em 1996. A plataforma é composta por imagens, textos críticos, entrevistas e vídeos (produzidos especialmente para o projeto, desde o início de 2014). Além disso, dá ao visitante a possibilidade de traçar relações entre estes artistas, críticos, curadores e jurados.

Já a exposição traz ao público parcela do arquivo do Paço das Artes e raridades, como o vídeo em que Jorge Wilheim apresenta a maquete do Centro Estadual de Cultura –cuja construção incompleta é hoje a sede do Paço das Artes na USP–, fotos da inauguração da primeira sede com a presença de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, fotos das antigas sedes da instituição, registros em foto e vídeo de montagens de exposições e vernissages, catálogos de todas as edições da Temporada de Projetos, entre outros. A mostra fica em cartaz até 7 de dezembro.

De acordo com Priscila Arantes, o Paço das Artes, por não ser um museu no sentido estrito da palavra e, portanto, por não possuir uma coleção de obras de arte torna seu trabalho de registro o eixo fundamental de seu “acervo”. “Poderíamos dizer que as ações do Paço das Artes constituem uma espécie de Museu Imaginário, tal como o definiu André Malraux: o acervo do Paço das Artes são os artistas, as atividades, os curadores, críticos, educadores e público que por aqui passaram”, afirma.

No dia 29 de novembro, às 15h – LAÇO no MaPA | Espaço Subsolo, o festival multimídia une apresentações de música eletrônica, projeções e mostra de vídeos. Entre as atrações estão Leonardo Stroka, Pixiequark, João Penoni, Priscilla Cesarino, Danilo Barros, Astronauta Mecânico, Modular Dreams, 100 Lugares Para Dançar, KeroøàciduSuäväk, Daniel Lie Inkswel, Márcio Vermelho e Davis Hubert.