Paço das Artes recebe bandas independentes no projeto ‘Som no Subsolo’

 O Paço das Artes, na USP, realiza neste sábado, 14, a quarta edição do Som no Subsolo com shows de Grand Bazaar, Nuage Jazz e Banda do Canil. O evento começa às 20h e a entrada é Catraca Livre. Saiba mais sobre as atrações abaixo:

 

 21h | Banda do Canil

Formado por Zé Leônidas (bateria), Kiko Woiski (contrabaixo) e Edson Woiski (guitarra), o Trio do Canil nasceu no campus da USP, no Canil Espaço Fluxus Cultura. Ela traz consigo o mesmo espírito questionador e experimentalista que caracteriza o espaço desde o início e lhe dá o tom de alternativa ao comum, tanto para a realização de baladas quanto para o fomento de manifestações políticas/artísticas. Na ausência dos dois músicos que estudam atualmente na Holanda (Henrique Gomide e João Gabriel Fideles), a banda manifesta-se em forma de trio e mantém o objetivo de proporcionar sessões de improvisação experimentais, agregadoras e incendiárias.

 

22h | Grand Bazaar

Instigados pela sonoridade da música do leste europeu, bálcãs, e arredores, o grupo faz um passeio por estilos como klezmer, fanfarra, jazz manouche, tarantella, música russa, turca e cigana, revelando o que há de mais dançante na região. Conhecidos na noite paulistana por suas apresentações vibrantes e cheias de energia, o Grand Bazaar alimenta seus shows com outros estilos musicais como o rock, o funk e o jazz, que fazem parte da bagagem musical dos integrantes, já fortemente ativos no meio cultural da cidade com bandas como O Terno, Charlie & Os Marretas, Orkestra Bandida e Memórias De Um Caramujo. A banda é formada por Gabriel Milliet (flauta transversal e saxofone), Marcelo Chacur Politano (clarinete e saxofone), André Vac Torres (voz, bandolim, guitarra e rabeca), Juliano Abramovay (violão manouche e oud), Tomás De Souza (sanfona), Guilherme d’Almeida e Gabriel Sader Basile (bateria).

 

23h | Nuage Jazz

Nuage Jazz é uma banda que tem como proposta a adaptação de arranjos de standards para a formação de contrabaixo, guitarra, bateria e voz. O grupo reúne diferentes vertentes da cena contemporânea paulista para explorar essa linguagem com o dado respeito pela escolha da temática de standards, mas também com inevitável frescor de jovens músicos atuantes da noite e, acima de tudo, pela paixão e reverencia à formação que lhes foi dada pelos grandes mestres do jazz: Duke, Miles, Mingus, Parker, Billie… As músicas, arranjadas por Eduardo Camargo(guitarra) e Guilherme Giraldi de Aguiar (contrabaixo), ganham um fino trato nos improvisos de guitarra e baixo, no timbre em “78 rotações” de Luiza Lian e nas levadas de Charles Tixier.

Som no Subsolo

Idealizado pelo músico Thales Othón, o projeto é dedicado a realização de shows gratuitos de bandas independentes no Espaço Subsolo da instituição. Aprimeira edição do evento foi realizada em setembro de 2012 com as bandas O Terno, Filarmônica de Pasárgada e Faísca. Já os destaques das segunda e terceira edições foram Isca de Polícia e Radinho de Pilha, respectivamente.