PE abre 15 mil vagas em cursos gratuitos de formação profissional
Os cursos terão duração variável entre 20 e 80 horas/aula; confira a lista
A Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), abriu 15 mil vagas em cursos gratuitos de formação profissional.
A iniciativa faz parte do programa Qualifica Trabalho, em parceria com com o Sistema S (Senai, Senac e Sebrae).
Os cursos gratuito oferecidos tem como foco a empregabilidade da população, a exemplo das vagas nas áreas de logística, beleza e construção civil, como também na qualificação empreendedora, com as categorias sobre empreendedorismo, finanças e gestão.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Cursos gratuitos do Qualifica PE
Os cursos ofertados pelo Qualifica PE são gratuitos e as primeiras aulas devem ser iniciadas a partir do dia 3 de junho.
Importante destacar que este primeiro bloco contará com a abertura de 591 turmas em 53 municípios e todas as aulas serão realizadas presencialmente.
Os cursos gratuitos serão ministradas por entidades integrantes do Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os cursos previstos terão duração variável entre 20 e 80 horas/aula, abordando as seguintes áreas:
- Artes,
- Alimentos,
- Automotiva,
- Beleza,
- Comércio,
- Construção civil,
- Eventos,
- Energia GTD – geração,
- Gastronomia,
- Gestão,
- Hospedagem,
- Logística,
- Moda,
- Madeira e mobiliário,
- Mecânica / metalmecânica,
- Produção de alimentos,
- Refrigeração e climatização,
- Saúde,
- Segurança do trabalho,
- Soldagem,
- Tecnologia da informação,
- Telecomunicações,
- Transmissão e distribuição,
- Turismo,
- Vestuário.
No total, serão mais de 25 mil vagas ofertadas até 2025 nas 12 regiões de desenvolvimento do estado.
O objetivo do programa é qualificar as pessoas para que possam estar inseridas de forma mais rápida no mercado de trabalho.
Como será o Qualifica PE
Na modalidade Qualifica PE Trabalho, serão oferecidas 5.800 vagas de qualificação profissional, em um primeiro bloco, a partir deste mês de maio.
Nesta fase, as aulas serão ministradas em 44 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis.
Até o fim de 2024, está prevista a implementação de um segundo bloco, com cerca de 10 mil novas vagas.
Qualifica PE Empreendedorismo
Já o Qualifica PE Empreendedorismo é voltado para os micro e pequenos negócios e disponibilizará 9.350 vagas de qualificação empreendedora para o período de maio de 2024 a abril de 2025.
Com carga horária total de cerca de 2 mil horas/aula, serão abertas 374 turmas, em uma programação composta por 134 palestras, 182 oficinas, 38 rodas de conversa e 20 cursos.
Os conteúdos previstos contemplarão temáticas como: empreendedorismo, finanças, gestão, relacionamento com o cliente, vendas, e-commerce, estratégias digitais, marketing digital, formalização de negócios e microcrédito orientado.
As aulas serão ministradas em 25 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis.