Pela primeira vez um professor indígena dará aulas na Unicamp

31/08/2017 12:55

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo, fez uma contratação inédita para compor seu quadro de professores na graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL): o indígena Selvino Kókáj Amaral, que dará aulas sobre sua língua materna, o Kaingang, aprendido em casa, na comunidade de Guarita (RS).

O professor será um dos responsáveis pelas disciplinas Línguas Indígenas I e Tópicos de Línguas Indígenas. Além disso, Selvino também vai ministrar o curso extracurricular “Língua Kaingang viva: pesquisa e prática em uma língua Jê” e participará de palestras abertas ao público e reuniões de trabalho com docentes e alunos.

Professor Selvino Kókáj Amaral em sala de aula no Instituto de Estudos da Linguagem
Professor Selvino Kókáj Amaral em sala de aula no Instituto de Estudos da Linguagem

Ele foi contratado por meio do “Programa Professor Especialista Visitante em Graduação”, da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da universidade. Para Selvino, as disciplinas na Unicamp não têm o objetivo de ensinar a falar o Kaingang, mas analisar as características da língua. Sua ideia também é levar conhecimento para as aldeias, nas aulas que oferece nas comunidades indígenas.

Entre seus demais projetos está a finalização de um dicionário escolar do dialeto Kaingang paulista, falado atualmente por cinco indígenas nas aldeias de Icatu (Braúna) e Vanuíre (Arco-Íris), no oeste paulista; e um livro sobre a linguística Kaingang.

“Minha formação não é acadêmica, mas é intelectual mesmo. A experiência serve de preparação para que eu possa escrever o meu livro que poderá servir tanto para as universidades como para as escolas de Ensino Médio e Fundamental”, disse ao Jornal da Unicamp.

  • Leia também: