Plano de carreira: aprenda como montar um em apenas 7 passos
Qual seu é o seu plano de carreira? Conseguir aquele emprego desejado, ser promovido, se tornar um líder… Todos esses são objetivos que exigem preparo para serem alcançados. O investimento vale a pena. Quando você organiza seus objetivos, consegue visualizá-los com mais clareza e se sente mais motivado e comprometido para atingi-los.
De maneira geral, o plano de carreira também ajuda a definir de forma realista onde você quer estar profissionalmente em alguns anos e possibilita que você analise se as suas ações presentes se conectam com seu objetivo futuro.
Assim, você aumenta suas chances de sucesso e evita arrependimentos com tempo perdido na realização de atividades sem significado. Aqui, você descobre que criar um plano de carreira não é algo de outro mundo.
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E para facilitar a jornada, o Na Prática também disponibiliza um plano de ação para download, uma boa ferramenta para acompanhar seu plano de carreira e mantê-lo focado em suas metas pessoais.
Como fazer um plano de carreira em 7 passos
Basicamente, o plano de carreira deverá ser elaborado para levá-lo do seu estado atual (como você está hoje profissionalmente) ao estado desejado (como gostaria de estar dentro de um período determinado de tempo).
O objetivo pode ser de médio ou longo prazo, adaptado e remodelado com o passar do tempo. Para começar, basta ter papel e caneta e seguir os 7 passos delineados abaixo:
1 – Não tenha medo de sair da zona de conforto
Estar aberto a correr riscos e se lançar a novas experiências é essencial para refletir sobre o que você realmente quer fazer. No caso de Adam Steltzner, um dos principais engenheiros da Nasa, sair da zona de conforto significou se inscrever, sem muitas expectativas e apenas pela curiosidade, num curso de astronomia local.
A escolha mudou sua vida e moldou sua crença de como é possível encontrar seu norte de uma maneira muito simples: “Se você está pensando nisso ou se sentindo estagnado, olhe para dentro e veja de onde vem sua alegria, o que acende sua curiosidade e siga isso.”
Veja algumas perguntas para começar a reflexão:
- O que me faz vivo?
- O que está no meu piloto automático?
- O que levo nos meus bolsos?
- Quem admiro e ainda não conheço pessoalmente?
- Quem sou eu, sem falar de trabalho em nenhuma parte da resposta?
- Qual o meu propósito?
Caso precise de mais insumos, neste texto você encontra algumas perguntas que podem te ajudar a encontrar o seu propósito e neste outro um relato sobre o impacto que essas reflexões podem ter na carreira.
E no vídeo abaixo, você aprende a fazer sua mandala ikigai, uma ferramenta capaz de te ajudar a encontrar o trabalho ideal e unir vocação, propósito e impacto no mundo:
2 – Reflita sobre seu estado atual
Entender o seu estado atual é a análise inicial para o seu plano de carreira. Para avaliar todos os pontos de sua vida profissional hoje, seguem algumas reflexões básicas:
- Qual sua ocupação atual?
- Está feliz e satisfeito com ela?
- O que você mais gosta de fazer durante o dia a dia de trabalho?
- O que menos gosta de fazer durante o dia a dia de trabalho?
Deixe as ideias fluírem e anote tudo o que vier à sua cabeça. Muitas vezes, tudo parece confuso dentro da mente, e anotar ajuda a ter mais clareza. No vídeo abaixo, saiba como fazer seu mapa da felicidade e entender o que te faz feliz:
3 – Defina seu estado desejado
Você já parou para pensar quem deseja ser profissionalmente daqui a dois, cinco ou dez anos? Essa reflexão é importante para alcançar a felicidade e plenitude nesse setor da sua vida.
Quando você define seu objetivo, é capaz de guiar melhor sua carreira e aproveitar as oportunidades. Por fim, toma as rédeas da sua vida profissional e não fica à mercê dos acontecimentos.
4 – Valide seu estado desejado
Mas não adianta apenas definir qual é seu estado desejado. Para se sentir efetivamente motivado e chegar até ele, você precisará compreender o que está por trás dessa vontade. Algumas questões podem ajudá-lo nessa reflexão:
- Por que valerá a pena alcançar tal objetivo?
- Por que isso é importante para você?
As respostas devem estar totalmente alinhadas aos seus valores e ao que você quer para sua vida. Somente assim será possível manter o foco durante toda a execução do seu plano de carreira.
5 – Trace metas
Agora você já tem seu ponto de largada e o de chegada: só faltam os degraus que ligarão um ao outro.
Para defini-los, faça o seguinte:
- Identifique a distância que o separa do seu estado desejado
- Divida essa distância em espaços menores
- Mapeie o que você precisa aprender, adquirir ou mudar para chegar lá
6 – Invista em autoconhecimento e conhecimento de mercado
Identificar o que precisa aprender, adquirir ou mudar fica muito mais fácil quando você investe em autoconhecimento. É muito importante descobrir quem você é, quais são seus pontos fortes e fracos, o que você que faz bem e o que precisa melhorar para desenvolver as habilidades e competências que permitirão que seu objetivo seja alcançado.
É possível fazer isso tanto de forma autônoma –o Na Prática tem uma matéria especial com tudo que você precisa saber para começar a jornada de autoconhecimento– quanto de forma estruturada, através do curso de Autoconhecimento, incluso na Escola de Liderança, no qual você tem a oportunidade de aprender como traçar seu objetivo norteador, resinificar memórias e mapear seu autoconhecimento.
Também é importante conhecer de fato sua área de interesse e aquilo que você precisa saber para atuar naquele mercado. Para tanto, você pode:
- Fazer uma pesquisa aprofundada sobre o setor e entender quem são as grandes empresas e grandes modelos, quais são as tendências, desafios e oportunidades
- Conversar com profissionais da área que podem lhe oferecer conselhos úteis e atualizados
- Conectar-se com o meio através de cursos, projetos e eventos
7 – Estipule prazos para cumprir cada meta
Agora que você tem metas, elas devem ser organizadas no plano de carreira de modo a permitir que você alcance determinado objetivo em um período bem definido. Isso exige que cada etapa seja cumprida dentro de um prazo.
Ao estipular tais prazos, você deve considerar realisticamente as dificuldades e os obstáculos que enfrentará. Uma ótima ferramenta para ajudá-lo nesse momento é o plano de ação, que você pode baixar gratuitamente aqui.
Ao seguir todos esses passos, você faz do seu plano de carreira um verdadeiro mapa para chegar ao destino profissional desejado!
Por que fazer um planejamento de carreira importa?
Depois de ler todos os passos, talvez você esteja se questionando: mas para que se dar a todo esse trabalho? Na verdade, o momento é de comemoração: um campo tão aberto para um número tão grande de pessoas é novidade. Durante muito tempo, a maior parte das pessoas entrava no mercado de trabalho e se movimentava simplesmente de acordo com as oportunidades que surgiam.
Suas decisões de carreira não eram pensadas dentro de uma estratégia individual e elas costumavam seguir um panorama tradicional que levava à estabilidade: passavam dez, vinte, cinquenta anos numa mesma empresa, trilhando um caminho traçado por outros e praticamente inalterável.