Plataforma do MEC oferece cursos gratuitos de educação digital
Participantes têm acesso a capacitações que abordam temas importantes da educação midiática para a cidadania digital
Quer dar uma turbinada no currículo? O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a ONG Safernet, disponibiliza quatro cursos gratuitos sobre educação midiática.
Os cursos estão disponíveis no site Avamec, plataforma que oferece capacitações de formação continuada online para educadores de todo o país.
Na plataforma, os participantes têm acesso a capacitações que abordam temas importantes da educação midiática para a cidadania digital.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Confira os cursos gratuitos oferecidos pela plataforma do MEC
Educação midiática para adolescentes e jovens – Cidadão Digital
Módulo único, o curso tem carga horária de 5 horas e disponibiliza materiais educativos e orientações para a promoção da cidadania digital a partir da educação midiática e combate à desinformação online.
O curso tem como objetivo conscientizar adolescentes e jovens para que se percebam como agentes de direitos e possam construir relações mais saudáveis, seguras e éticas na internet. Acesse aqui.
Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula
A formação tem 40h de duração e integra o projeto da Disciplina de Cidadania Digital , que auxilia secretarias de educação e escolas na criação de um currículo sobre uso consciente e seguro de tecnologias para estudantes do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental.
Além do curso de formação, o projeto oferece a escolas parceiras um caderno de aulas, encontros formativos com professores e uma premiação para melhores práticas. O curso é uma iniciativa da Safernet, com apoio do governo do Reino Unido. Inscreva-se aqui.
Educando para boas escolhas online
Entre os objetivos do curso estão oferecer embasamento sobre direitos e deveres na internet com base no Marco Civil da Internet e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e desmistificar o tema uso seguro e consciente da rede como assunto apenas de profissionais da área de informática.
Com carga horário da 60 horas, o curso é dividido em seis módulos: direitos e deveres online; cyberbullying; sexualidades online; segurança digital; bem-estar e saúde mental na internet e desinformação. Para acessar, basta clicar aqui.
Cidadão Digital
Autoinstrucional e com carga horária de 25 horas, o curso tem como objetivo conscientizar adolescentes e jovens para que se percebam como agentes de direitos e possam construir relações mais saudáveis, seguras e éticas na internet. Acesse aqui.