Professor brasileiro reúne músicas do Iron Maiden que abordam História

11/11/2015 14:48

O pesquisador paraibano Lauro Meller, doutor em Letras pela PUC de Minas Gerais e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se debruçou sobre as cenas da história mundial dentro das músicas da lendária banda Iron Maiden.

Nos artigos técnicos Temas Históricos em Canções do Iron Maiden, parte 1 e parte 2, ele traça uma linha cronológica da Pré-História à Segunda Guerra Mundial com a análise minuciosa de sete músicas do grupo de heavy metal britânico. Esses artigos foram divulgados na íntegra pela Revista Brasileira de Estudos da Canção. É possível visualizar e baixar.

Lauro Meller vai escrever um livro com suas análises das canções
Lauro Meller vai escrever um livro com suas análises das canções

Na UFRN, o pesquisador coordena o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Música Popular, além disso, Muller é guitarrista, violonista e baixista afiliado à Ordem dos Músicos do Brasil.

A canção “Empire of the Clouds”, do álbum recém-lançado “The Book of Souls”, inspirou o professor a decidir lançar no próximo ano um livro que incluirá análises desta e de outras músicas, e seus artigos já produzidos. A música narra o acidente com o dirigível britânico R101, que caiu na França em sua viagem inaugural, em outubro de 1930.

Uma reportagem da BBC trouxe algumas canções selecionadas por Meller com episódios históricos:

“Quest for Fire” (Busca pelo Fogo), 1983: narra como a fonte de luz e calor foi pivô de sangrentas batalhas pelas tribos pré-históricas.

“Alexander the Great” (Alexandre, o Grande), 1986: fala da biografia do soberano da Macedônia, nos anos 300 a.C.

“Invaders” (Invasores), 1982: retrata o período das invasões dos vikings à Europa, entre os séculos 8 e 9.

“The Trooper” (O Soldado), 1983: sobre a Batalha de Balaclava, da Guerra da Crimeia, envolvendo britânicos e russos, em 1854. Em primeira pessoa, um combatente da cavalaria inglesa desafia o inimigo, mas depois detalha a própria morte.

Confira a reportagem completa clicando aqui.