Professor ensina conceitos de física com aulas de artes marciais
A ideia surgiu para desmistificar a física como uma ciência que é “direcionada aos gênios”
Huemerson Maceti, professor de física e coordenador do ensino médio, ensina conceitos da matéria para seus alunos por meio de aulas de Aikido, uma arte marcial japonesa. Centro de massa, momento linear, angular, inércia, peso, vetores, força centrípeta, energia, entre os outros temas, são aplicados nessas aulas.
Baseada no equilíbrio e na defesa, o Aikido propicia melhorias no comportamento dos estudantes, além de reforçar a teoria. “Percebemos que eles apresentam avanços na concentração e na autoconfiança, refletindo isso no preparo para o vestibular”, disse Maceti, que pratica a arte há mais de cinco anos.
A iniciativa faz parte do projeto Física Aplicada ao Mundo, uma extensão das aulas de física avançada, do Colégio Puríssimo Coração de Maria, escola parceira do Sistema de Ensino Poliedro, em Rio Claro (SP).
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Enem: COC promove aulão gratuito de redação com Débora Aladim
- 17 cursos gratuitos do Cederj abre mais de 7 mil vagas
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
Para a realização da atividade, foi colocado um tatame no colégio e vídeos de biomecânica (mecânica do corpo humano) foram projetados para relacionar essa prática aos conceitos ensinados em sala de aula. Após as apresentações, os alunos entraram no tatame e também exerceram alguns dos movimentos.
Maceti orienta os estudantes para que façam relações do aprendizado teórico com diferentes eventos do dia a dia, como o reflexo da imagem no espelho, a posição da Lua sobre a Terra, o ato de cozinhar algum alimento ou de ligar um eletrodoméstico e, até mesmo, a mudança de cor das folhas que caem das árvores.
“Iniciativas como essa contribuem para nortear e valorizar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, pois eles se sentem estimulados a pensar e a compreender possíveis exemplos que facilitam o que é compartilhado em sala de aula”, ressaltou ele.
De acordo com o professor, essa estratégia surgiu com o objetivo de desmistificar a física como uma ciência que é “direcionada aos gênios”.
Física aplicada ao mundo
Os alunos do ensino médio e do pré-vestibular do colégio reúnem-se às sextas-feiras para estudar física de forma mais natural e com exemplos reais. A abordagem das aulas extracurriculares ultrapassa os cálculos físicos e oferece aos estudantes as seguintes atividades diferenciadas para o ensino dessa disciplina: análises conceituais, física das artes marciais, física da música e tirinhas científicas.