Professores analisam tema da redação Enem 2022
Tema da redação de 2022 segue a linha de anos anteriores
“Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Esse é tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, aplicado neste domingo,13. Os participantes terão que escrever sobre o tema em até 30 linhas e apresentar propostas de intervenção para este problema em um texto dissertativo-argumentativo.
Para o professor de redação João Filho, da Plataforma Professor Ferretto, apesar da “surpresa”, o tema já era especulado na internet. ”Este assunto está dentro de um arco de previsibilidades, uma vez que o próprio Portal Nacional de Educação, já havia divulgado dias atrás, nas suas redes sociais (Instagram) uma lista com 35 temas possíveis para o Enem 2022. Entre os temas estava a questão da valorização dos povos indígenas no Brasil, que poderia ser explorada na redação como uma das problemáticas exigidas”, explica o professor.
Segundo Maria Celina Gil, professora de redação e artes do Estratégia Vestibulares, a proposta para a redação deste ano é muito relevante e, diante do contexto histórico do Enem, é até inesperado.
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame
A professora ressalta que o desenvolvimento do tema varia da preparação do aluno. “Depende muito da coletânea de textos estudados pelo candidato, mas se o aluno levar em consideração o termo ‘povos tradicionais’ e discutir a questão indígena no Brasil hoje, não teria dificuldades. É um assunto que foi muito falado nos últimos anos”, explica a docente.
Volmar de Souza, professor de língua portuguesa, literatura e redação da Rede Marília Mattoso, de Niterói (RJ) acredita que o tema proporcionou uma discussão ampla e de grande importância para a sociedade.
“Cabe ressaltar que, por povos tradicionais entende-se não apenas os povos primitivos chamados popularmente de indígenas, bem como as comunidades quilombolas, tradicionais em nosso país desde o período da escravidão. Tais povos encontram inúmeros entraves à preservação das suas culturas”, afirma o professor.
Já para o professor de redação do curso Pré-Vestibular Anglo Leonardo da Vinci, de São Paulo, Pedro Vasconcelos, o tema foi como amplo e com várias possibilidades. “A redação do Enem 2022 possibilitou ao candidato múltiplas possibilidades: desde uma abordagem histórica até a percepção contemporânea dos povos tradicionais. Uma estratégia interessante para o texto seria a reflexão sobre a efetivação dos direitos sociais nessas comunidades, sobretudo direito à saúde e educação”.
Prova de redação do Enem 2022
A prova de redação é a única subjetiva do exame e tem, por isso, critérios especiais de correção. Cada redação é corrigida por pelo menos dois corretores. As notas variam de zero a 1 mil.
Para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, é necessário não ter tirado zero na redação.
Além da prova de redação, os estudantes fizeram hoje as provas objetivas de linguagens e ciências humanas. A aplicação segue no próximo domingo, 20, quando os participantes resolvem as questões de matemática e ciências da natureza.