Santander Universidades premia trabalhos de educação para sustentabilidade

O projeto busca professores que insiram a temática nas disciplinas lecionadas

Por: Redação

Construir pontes entre conceitos e teorias dos séculos anteriores e o fluxo acelerado da sociedade é um desafio enfrentado por muitos professores. Atualmente, falar de política, economia e cultura sem citar sustentabilidade é como permitir que uma lacuna surja durante a passagem de conteúdo. Com o intuito de premiar os docentes que incluem tal temática em suas aulas, o Santander Universidades lança o programa “Práticas de Educação para Sustentabilidade“.

Com o apoio da Universia, maior rede ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, o projeto objetiva reconhecer e multiplicar o trabalho que professores realizaram com disciplinas do currículo obrigatório durante o primeiro semestre de 2012. Estas matérias não podem ser exclusivas sobre os temas de responsabilidade social, sustentabilidade e afins.

Deste modo, será possível identificar as formas alternativas que os docentes encontraram para inserir tais temáticas no cotidiano acadêmico dos alunos. Busca-se selecionar práticas de ensino que estimulem os estudantes a fazerem conexões entre o tema central da disciplina e questões sociais, ambientais e econômicas. A busca por novas soluções e perspectivas,  a reflexão sobre o papel das organizações no contexto da sustentabilidade e a sensibilização dos alunos quanto ao seu papel como futuro profissional e cidadão, contarão a favor na premiação.

As inscrições ficam abertas até 19 de março, às 15h, e as propostas devem ser enviadas neste email: educacao.sustentabilidade@universia.com.br.  Os três professores selecionados por seus respectivos trabalhos serão premiados, cada um, com uma bolsa de estudos para um curso de empreendedorismo, na Babson College, na cidade de Boston, nos Estados Unidos da América, com duração de uma semana e despesas pagas.

Por Redação