Programa abre 2,4 mil vagas em cursos gratuitos para jovens no CE
Podem se candidatar jovens que estejam no ensino médio regular ou cursando um curso técnico em qualquer modalidade
Jovens moradores do estado de Ceará podem se inscrever até o dia 26 de junho em diversos cursos gratuitos ofertados pelo programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem”.
São ofertadas 2.400 vagas, sendo metade destinada ao público externo e a outra metade aos estudantes ou egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Os cursos gratuitos oferecidos são: Infraestrutura de Redes 5G, Programação iOS e Computação em Nuvem. As inscrições podem ser feitas aqui. Os candidatos serão selecionados por ordem de inscrição.
O programa é coordenado nacionalmente pela Softex. No estado, a nível de C-Jovem, a iniciativa está sendo articulada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), com a participação de diversos parceiros.
Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos?
Podem se candidatar apenas residentes no Ceará que estejam no ensino médio regular ou cursando um curso técnico em qualquer modalidade (integrada, concomitante ou subsequente ao ensino médio).
Também podem concorrer às vagas os egressos desses cursos formados nos últimos três anos e que tenham até 20 anos de idade.
As aulas serão ministradas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Cada curso possui carga horária de 480 horas, distribuídas em 3 fases e com duração total de um ano. O início das aulas está previsto para o dia 8 de julho.
Serão automaticamente matriculados os candidatos classificados dentro do limite das vagas e que tiverem suas inscrições deferidas no processo seletivo, mediante a entrega da documentação descrita no edital. Mais informações podem ser obtidas no e-mail [email protected].
O programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem” conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Lei de Informática, visando preparar profissionais capazes de desenvolver soluções para a indústria e para a transformação digital no país.