Programa ajuda brasileiros a estudarem de graça no Reino Unido
As inscrições para o programa de bolsas Chevening estão abertas até 5 de novembro
O programa de bolsas de estudo Chevening, amplamente reconhecido no Reino Unido, está com inscrições abertas para candidatos de mais de 160 países, incluindo o Brasil.
As bolsas Chevening oferecem a chance única de cursar um mestrado de um ano em algumas das principais universidades britânicas.
O programa cobre todos os custos acadêmicos, incluindo taxas universitárias, passagens aéreas e um auxílio financeiro para manutenção durante o período de estudos.
Além de seu apoio financeiro, o programa oferece uma rede global de ex-bolsistas, proporcionando oportunidades de networking e desenvolvimento profissional ao longo da vida.
Como se inscrever para estudar de graça no Reino Unido
Com amplas possibilidades para brasileiros, as bolsas são direcionadas a pessoas de todas as idades, gêneros e áreas, desde que preencham os critérios de elegibilidade.
Para se candidatar, os interessados precisam demonstrar excelência acadêmica, potencial de liderança e um forte compromisso com o retorno ao seu país de origem para aplicar o conhecimento adquirido no Reino Unido.
A seleção é altamente competitiva, e os candidatos devem ter clareza sobre suas metas de carreira e como os estudos no Reino Unido podem contribuir para alcançá-las.
As inscrições vão até 5 de novembro e podem ser feitas diretamente no site do programa. As aulas para os selecionados terão início entre setembro e outubro de 2025.
Além da inscrição na bolsa, é preciso que o aluno também se inscreva no curso em que deseja ser admitido. Desde 2020, o programa não pede mais testes de proficiência em inglês. No entanto, é provável que você precise deles para se candidatar à universidade.
Critérios de elegibilidade
Para se candidatar a uma bolsa Chevening, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Ser cidadão de um país ou território elegível para Chevening (o Brasil está incluído);
- Comprometer-se a retornar ao seu país de cidadania por pelo menos dois anos após a conclusão do programa;
- Ter completado todos os requisitos de um curso de graduação que permita a entrada em um programa de pós-graduação no Reino Unido;
- Possuir no mínimo dois anos (2.800 horas) de experiência profissional;
- Inscrever-se em três cursos universitários qualificados no Reino Unido e receber uma oferta incondicional de uma das opções dentro do prazo especificado no cronograma de inscrição.