Programa da UWC oferece bolsas de estudo para brasileiros fazer ensino médio no exterior; saiba como conseguir
O processo seletivo é composto por três etapas; saiba como se inscrever para estudar fora do Brasil
O movimento global de colégios internacionais está com inscrições abertas para programa de bolsas de estudo parciais e integrais para ensino médio no exterior.
Para participar do programa da United World Colleges (UWC), é preciso ter entre 15 e 18 anos de idade e estar cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio. Não é necessário conhecimento prévio de inglês.
As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do UWC até 16 de setembro.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
Processo seletivo para as bolsas
O processo seletivo é composto por três etapas: após a inscrição e o preenchimento de um formulário de apresentação pessoal, os estudantes realizam provas objetivas de Português, Matemática, Lógica e Conhecimentos Gerais, além de uma redação. Na segunda etapa, são entrevistados por ex-alunos das instituições.
A última fase consiste num período de convivência de três dias, em novembro de 2024, em que várias dinâmicas de grupo são utilizadas para conhecer melhor os candidatos.
Os estudantes aprovados no programa residencial dos colégios UWC moram no campus de cada colégio e estudam ali por dois anos.
A United World Colleges tem 18 escolas filiadas em países como Estados Unidos, Costa Rica, Itália, Reino Unido, Alemanha e China, entre outros (confira a lista completa aqui).
O UWC busca candidatos que, essencialmente, se identifiquem com o propósito do colégio da criação de uma mentalidade propícia para o desenvolvimento da paz entre os povos.
A grade curricular inclui, por exemplo, serviço social, em que o aluno deve desenvolver projetos para ajudar a melhorar a comunidade onde vive.
Entre as habilidades e características valorizadas nos candidatos estão: maturidade, responsabilidade, capacidade de liderança, motivação, perseverança e abertura para outras culturas e pessoas, além de bom desempenho escolar. Falar inglês é desejado, mas não obrigatório.