Programa Escolas Transformadoras reúne especialistas para discutir empatia na educação de crianças e jovens

11/05/2016 16:26 / Atualizado em 11/04/2019 18:58

Escola Municipal Professor Paulo Freire em Belo Horizonte (MG) é uma das escolas transformadoras do Brasil
Escola Municipal Professor Paulo Freire em Belo Horizonte (MG) é uma das escolas transformadoras do Brasil

Com o tema “Empatia na educação de crianças e jovens transformadores”, o Programa Escolas Transformadoras promove uma roda de diálogo, que será transmitido ao vivo pela Internet no site, no próximo dia 19 de maio. O programa – uma iniciativa global da Ashoka, realizada juntamente pelo Instituto Alana no Brasil – conta com a presença de diversos especialistas em educação para a discussão.

O objetivo da roda de conversa é esclarecer sobre a importância da empatia como um valor e como competência de ensino na escola, a fim de formar crianças e jovens transformadores com mais capacidade de solucionar problemas sociais. Com isso, cresce também a possibilidade de haver uma abertura para acolher diversidades e agir em busca de um bem comum. Além da empatia, outras competências que o Programa Escolas Transformadoras busca implementar nas escolas são a criatividade, o trabalho em grupo e o protagonismo social.

A conversa sobre a importância da empatia na educação de jovens e crianças será aberta com o debate do Professor Renato Janine Ribeiro, titular da USP e ex-ministro da Educação. Entre os demais convidados estão Helena Singer, Pilar Lacerda, Braz Nogueira, Rosely Sayão, Wellington Nogueira, Auro Lescher, e lideranças de cinco Escolas Transformadoras do Brasil, além de editores e jornalistas da mídia especializada.

A comunidade de Escolas Transformadoras tem mais de 200 escolas em 28 países de todos os continentes, sendo 12 delas no Brasil.

Serviço:

Roda de conversa sobre Empatia e Educação Transformadora
Data e horário: 19 de maio, quinta-feira, das 15h00 às 18h00
Acompanhe online através do link: http://bit.ly/1TCYXyf

Leia também:

Horta educativa em escola transforma hábitos alimentares de crianças

São Paulo ganha creche e pré-escola públicas dentro de parque

Projeto transforma blocos de montar em ferramenta de alfabetização de crianças cegas