Programa oferece bolsas de estudo a jovens da rede pública
Contemplados poderão cursar os três anos do ensino médio em uma das escolas parceiras do Instituto Somos em 18 estados
O Instituto SOMOS está com as inscrições abertas para programa de bolsas de estudo integrais destinado a alunos da rede pública com baixas condições socioeconômicas. Um dos requisitos para concorrer é ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos.
Ao todo serão ofertadas 230 bolsas de estudo no programa Somos Futuro em 74 municípios de 18 estados em todo o Brasil.
O processo seletivo de 2024 tem inscrições abertas até 27 de agosto. Para participar, é preciso estar no 9º ano do ensino fundamental II em escola pública, além de ter bom desempenho acadêmico.
Como concorre às bolsas de estudo
Os interessados precisam acessar o site (www.institutosomos.org/somos-futuro) para preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, além de enviar dois vídeos –um que fale sobre a história do candidato e outro sobre como a família irá apoiá-lo na jornada de aprendizagem.
O processo de seleção compreende quatro etapas eliminatórias:
- Análise socioeconômica;
- Avaliação acadêmica online;
- Entrevista online com voluntários do Instituto;
- Entrevista com alunos e responsáveis na escola escolhida.
Os candidatos aprovados em todas as etapas iniciarão o ano acadêmico de 2023 em uma das escolas parceiras do programa, com isenção de 100% das mensalidades e materiais didáticos.
A vigência da bolsa abrange os três anos do ensino médio.
Reforço escolar e mentoria
Além de iniciar o ano acadêmico de 2024 em uma das escolas parceiras do programa com isenção de 100% das mensalidades, os benefícios oferecidos aos alunos aprovados no programa contemplam material didático e paradidático.
Também estão inclusos reforço escolar online e mentoria, além de acesso a toda rede de apoio do programa, que inclui acompanhamento psicológico.