Programa oferece bolsas de estudo na Europa para brasileiros
Em geral, as candidaturas abrem em outubro e se encerram em dezembro
Sonha em estudar fora do Brasil? O programa Erasmus, promovido pela União Europeia para fomento a educação, formação e apoio a juventude, está com inscrições abertas para bolsas de estudo voltadas para alunos internacionais, incluindo brasileiros.
Os auxílios financeiros podem ser concedidos para graduação sanduíche, pós-graduação (mestrado completo, mestrado sanduíche, doutorado completo, doutorado sanduíche) e pós-doutorado.
O programa também oferece bolsas para servidores que atuem no ramo da educação (funcionários administrativos), interessados em trocar conhecimento e experiências.
Bolsas para estudar na Europa
O Estudar Fora selecionou algumas oportunidades de mestrado, filtradas a partir de uma ferramenta da própria União Europeia. Todas são de cooperação entre duas ou mais universidades do continente, muitas delas envolvendo tecnologia e sustentabilidade, que são áreas em ascensão.
O programa Erasmus Mundus Joint Masters costuma cobrir todos os custos, mas requer um processo seletivo que envolve ter proficiência comprovada em inglês e graduação completa na área do curso pretendido.
Em geral, as candidaturas abrem em outubro e se encerram em dezembro, mas vale a pena ficar de olho nas especificidades de cada universidade. A seguir, veja 5 bolsas Erasmus Mundus para se inscrever.
1 – Mestrado em Sistemas de Hidrogênio e Tecnologias Facilitadoras
Este programa (coordenado pelo Politecnico di Torino) se dedica a desenvolver uma formação adequada para se dedicar às tecnologias H2, em colaboração com a indústria. Inscreva-se aqui.
2 – Mestrado em Migrações e Relações Interculturais
O programa se dedica aos processos migratórios, multidirecionais e estratificados nas suas dinâmicas socioculturais, abordando temas como justiça social, a dignidade e os direitos humanos. Acesse aqui para saber os detalhes da bolsa.
3 – Copernicus Master in Digital Earth
O programa visa qualificar indivíduos para a liderança centrada na interação entre humanos e representações virtuais do nosso mundo. Ocorre em parceria entre as universidades Paris-Lodron de Salzburgo, Palacky University Olomouc e South Brittany. Saiba mais aqui.
4 -Mestrado em Resiliência em Contextos Educacionais
O programa propõe atender à necessidade de fornecer uma educação significativa, relevante e equilibrada a crianças que crescem em situações adversas. O objetivo é preparar educadores e outros profissionais para lidar com contextos educacionais complexos do ponto de vista social. Acesse aqui.
5 – Mestrado Europeu em Direito, Dados e Inteligência Artificial
O curso é um programa interdisciplinar internacional oferecido pela Avignon Université, Dublin City University, Universidad de León e Università di Pisa. Foi desenvolvido como resposta aos desafios legais, técnicos e éticos da digitalização, já que as empresas e as instituições públicas exigem que os especialistas processem dados de forma legal, ética e segura, em particular no contexto da utilização de sistemas de IA.Confira mais aqui.