Programa oferece mais de 50 mil vagas em cursos gratuitos

Interessados podem ingressar em cursos de formação técnica profissional de forma totalmente gratuita até o dia 23/11

11/11/2023 12:00

O programa Trilhas de Futuro oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas ou privadas em diversas regiões de Minas Gerais. O período para as inscrições vai até o dia 23 de novembro. São oferecidas mais de 50 mil vagas

O início das aulas está previsto para março de 2024. O candidato precisa estar atento, pois houve mudanças nos critérios de distribuição das vagas. O edital pode ser acessado aqui.

Programa oferece mais de 50 mil vagas em cursos gratuitos
Programa oferece mais de 50 mil vagas em cursos gratuitos - YurolaitsAlbert/iStock

O objetivo é capacitar os jovens para alcançar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos?

A iniciativa é direcionada a alunos oriundos do ensino médio da rede estadual de ensino, e as vagas residuais seguem para estudantes da rede municipal, privada e demais interessados.

Além do curso técnico gratuito, o estudante recebe uma ajuda de custo para alimentação e transporte de R$ 20 por dia.

Os cursos técnicos escolhidos para fazer parte do programa Trilhas de Futuro são fruto da escuta ativa, junto do setor produtivo e as empresas distribuídas no estado.

É feito um mapeamento do setor, visando entregar às áreas específicas, mão de obra qualificada, atendendo a necessidade do setor produtivo.

Atualmente, o programa disponibiliza, em mais de 130 municípios do estado, 82 cursos profissionalizantes. Para se inscrever basta clicar aqui.

Mudanças nos critérios de distribuição de vagas

A novidade desta edição é que os estudantes do primeiro ano do ensino médio poderão se inscrever, contanto que apresentem até o início das aulas, em 2024, o comprovante de matrícula no 2º ano do ensino médio.

O período de comprovação de matrícula do ensino médio para os inscritos que estavam no 1° ano em 2023 vai de 18/12 a 1/3/2024.

Houve uma outra mudança no critério de distribuição das vagas: estudantes que já foram matriculados e concluíram o Trilhas de Futuro em edições anteriores ou desistentes (se matricularam e desistiram) do Trilhas de Futuro 2ª e 3ª edição, não poderão se inscrever nesta edição.