Programa oferece mestrado para professores de matemática da rede básica
O ProfMat oferece 1.600 vagas para mestrado em matemática, com inscrições até 30 de setembro
Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), que se estendem até o dia 30 de setembro. A Capes, responsável pelo financiamento de bolsas, prevê conceder auxílio financeiro a até 30% dos novos ingressantes no primeiro semestre de 2025.
A prova, agendada para o dia 19 de outubro, das 14h às 17h, tem como objetivo preencher 1.600 vagas disponíveis em instituições de ensino superior distribuídas por todas as cinco regiões do Brasil, totalizando 82 universidades participantes.
O processo seletivo, regido pelo Edital nº 18/2024, tem como público-alvo principal os professores da rede pública de educação básica, que devem estar em atividade em sala de aula durante todo o período do curso.
Sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o ProfMat faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Educação Básica (ProEB).
Criado em 2011, este programa oferece formação continuada para professores em exercício, tanto em nível de mestrado quanto de doutorado profissional, através de cursos híbridos.
Segundo divulgado pela Capes, o ProEB abrange 13 programas distintos, com áreas de concentração que incluem Artes, Biologia, Educação Física, Educação Inclusiva, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Química e Sociologia.
Neste ano, o programa de História também oferecerá uma opção de doutorado. Desde sua criação, o ProfMat já formou mais de 7,3 mil profissionais e é reconhecido como o maior e mais antigo curso oferecido no âmbito do ProEB.
As 1.600 vagas disponíveis no ProfMat fazem parte das 6.775 vagas que serão abertas em 2025 dentro do ProEB, representando a maior oferta já realizada na história do programa.
* Com informações da Capes e da Agência Gov.