Programa de PE oferece mais de 20 mil vagas em cursos gratuitos
Governo de Pernambuco anuncia vagas para cursos gratuitos de formação profissional; veja quem pode se inscrever
O estado de Pernambuco está com inscrições abertas para mais de 20 mil vagas em cursos gratuitos de formação profissional, por meio da 1ª edição do programa Trilhatec, promovido pela Secretaria de Educação e Esportes.
As vagas estão disponíveis para cursos tanto presenciais quanto a distância, abrangendo as diversas regiões do estado, incluindo a Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão.
Quais cursos estão disponíveis?
Entre os 49 cursos oferecidos estão: assistente de logística, operador de computador com ênfase em desenvolvimento de sistemas, almoxarife, recepção de hotelaria, eletricista, confeitaria e empreendedorismo digital.
As opções são voltadas para atender diferentes áreas de interesse e demanda do mercado de trabalho.
Quem pode se inscrever?
As inscrições estão abertas a estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com idade mínima de 14 anos.
Os interessados precisam fornecer documentos como histórico escolar, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.
Vale destacar que cada candidato pode se inscrever em apenas um curso e polo.
Como se inscrever nos cursos gratuitos?
As inscrições estarão abertas até quarta-feira, 14 de agosto, e ocorrerão através do site disponibilizado pelo programa (clique aqui para acessar). No dia 16 de agosto, as inscrições aprovadas aparecerão no site da secretaria.
Além disso, aqueles que não têm acesso à internet podem se inscrever presencialmente no polo desejado.
O processo seletivo ocorrerá por ordem de classificação, e as vagas remanescentes terão um novo período de inscrição (de 2 a 4 de setembro).
Onde acontecem as aulas?
As aulas serão ministradas em escolas públicas estaduais, conforme o curso escolhido. A lista de locais e cursos disponíveis está detalhada no edital de cada instituição parceira. São elas:
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Pernambuco (Senai);
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Pernambuco (Senac);
- Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar);
- Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).
As aulas estão programadas para começar no dia 22 de agosto, seguindo o cronograma de cada curso.