Programas têm mais de 6.000 bolsas de estudos em tecnologia

Os cursos gratuitos são oferecidos por empresas como Oracle, Ambev, Itaú, SAS e Paylivre

16/03/2022 11:42 / Atualizado em 24/03/2022 16:25

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024 serão necessários, pelo menos, 420 mil profissionais para suprir a demanda interna do mercado.

A falta de profissionais para o setor tem levado empresas a criarem cursos de capacitação gratuitos para suprir a demanda, como é o caso da Oracle, Ambev, Itaú, SAS e Paylivre.

Shot of a programmer working on a computer code at night
Shot of a programmer working on a computer code at night - Jay Yuno/iStock

Algumas empresas vão além da “caixinha” e oferecem qualificação a mulheres e grupos sub-representados em grande parte das empresas brasileiras, como indígenas, pessoas trans e travestis que querem ingressar no setor.

Confira abaixo programas com bolsas gratuitas

 Oracle

A multinacional Oracle está com mais de 6 mil vagas em seu programa gratuito de formação em tecnologia para estudantes de escola pública ou particular com bolsa. Os cursos do Oracle Next Education (ONE), têm duração de seis meses e disciplinas como lógica de programação, Java Jr, front end e empreendedorismo, MySQL em OCI, Python para data science e primeiros passos com infraestrutura.

Após a graduação, a plataforma irá viabilizar uma rede de negócios para gerar vagas de trabalho em empresas reconhecidas pelo mercado e parceiras do programa. Para mais informações, inscrições e pré-requisitos, basta acessar: www.oracle.com/br/education.

Ambev

Duas empresas ligadas à Ambev estão oferecendo 200 bolsas de estudos para mulheres que querem entrar na área de tecnologia — a Z-Tech, hub de inovação e tecnologia e o Bees, plataforma B2B da companhia;

As inscrições estão abertas e vão até 23 de março. Os cursos online serão oferecidos pela iniciativa PrograMaria, voltada a ensinar programação a mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBT+, trans e travestis.

Com duração de quatro semanas, vão abordar os primeiros passos em front end (HTML, CSS, Javascript e lógica de programação). Mais informações e inscrições: www.programaria.org/curso-online-euprogramo/#bolsas.

Itaú

As bolsas são oferecidas pelo iCarros,  plataforma de vendas de veículos do Itaú/Unibanco. Objetivo é capacitar talentos com conhecimento prévio de um ano em programação, e ensino superior completo ou com previsão de conclusão para os próximos 2 meses.

As bolsas gratuitas são focadas nas áreas de front-end e back-end, e realizado em parceria com a Gama Academy. As inscrições só podem ser feitas por profissionais que morem no Brasil até o dia 3 de abril.

Os cursos têm duração máxima de 21 semanas e é preciso ter disponibilidade de assistir às aulas ao vivo. O início das turmas está previsto para 18 de abril. Informações e inscrições: aceleraicarrostech.corporate.gama.academy.

Paylivre

A fintech Paylivre está oferecendo 100 bolsas gratuitas de estudos na área de programação. O curso tem duração de três meses com carga horária de 110 horas.

As aulas são on-line em parceria com a plataforma de ensino Be Academy e são distribuídas entre encontros ao vivo e aulas gravadas. O objetivo é qualificar pessoas para atuar como desenvolvedores de linguagem em linhas de código (back-em php).

Entre os pré-requisitos estão: morar no Brasil, ter mais de 18 anos, ensino médio completo, noções básicas de programação e experiência prévia anterior em projetos. Os 20 alunos que mais se destacarem serão contratados pela Paylivre, de acordo com a startup. As inscrições vão até o dia 8 de abril pelo site: www.beacademy.com.br/devstartpaylivre.

SAS

A gigante de análise de dados SAS está com descontos de até 40% nos cursos, além de vagas no período noturno e tradução dos conteúdos para o português.

A empresa também oferece aulas gratuitas para iniciantes aos sábados, com cursos de oito horas-aula a partir de abril. O objetivo é atrair e capacitar um público mais jovem e diverso.

O primeiro curso será destinado exclusivamente às mulheres, no dia 9 de abril; não é necessário ter qualquer tipo de conhecimento prévio em tecnologia. Todas as participantes concorrerão a uma bolsa integral para um dos treinamentos oficiais do SAS e terão acesso a condições especiais para aquisição de cursos. As inscrições estão abertas no site: www.saseducationbrasil.com.br.

Trademaster

A Trademaster, fintech especializada em soluções financeiras e de crédito, está oferecendo1000 bolsas de capacitação gratuitas com 50 horas de aula para formação de programadores. As inscrições vão até dia 31 de março.

Com um mês de duração, o programa “Trade4Devs”, em parceria com a plataforma de ensino Zero ao Um, a aberto a qualquer pessoa. Não é preciso ter conhecimento prévio em programação. Os únicos pré-requisitos ter computador e acesso à internet ao longo do curso. Após o cadastro, o time da Trademaster irá fazer uma pré-seleção de 20 concorrentes para receber o convite de participação do programa.

Aos demais inscritos, a empresa irá disponibilizar 1.000 bolsas de estudo gratuitas de capacitação de programadores. Eles terão acesso ao curso completo de programação da plataforma Zero ao Um.

Com informações do Canaltech e ValorInvest