Projeto Amazônia Urbana oferece bolsas de estudos para jovens
Podem se candidatar profissionais contratados ou independentes
A organização ambiental Climate Tracker está com inscrições abertas para o programa de bolsas Amazônia Urbana, em parceria com a Open Society Foundation.
A iniciativa é voltada para jornalistas com pelo menos um ano de experiência em jornalismo ou criação de conteúdo, contratados em redações ou independentes. As inscrições vão até 21 de fevereiro. As informações são do site MediaTalks.
Serão selecionados dez jornalistas e criadores de conteúdo do Brasil e da Colômbia.
O que oferece o programa de bolsas Amazônia Urbana
O objetivo do programa de bolsas Amazônia Urban é explorar os desafios ambientais das cidades amazônicas, incentivando a produção de conteúdo digital em formato inovador que retratem a situação dessas regiões.
Ao longo de seis meses, os bolsistas terão as seguintes atividades:
Participação no programa de treinamento, composto por sessões em grupo online, geralmente realizadas uma vez por semana às quintas-feiras às 18h0 (horário do Brasil) / 16h (horário da Colômbia). No entanto, o horário está sujeito a alterações, e os bolsistas serão informados oportunamente no início do projeto.
Ao alunos também estará em comunicação constante com um mentor atribuído para sessões individuais e apoio no processo de produção durante todo o programa.
O grupo fará a produção de seis conteúdos audiovisuais de alto valor jornalístico para redes sociais, abordando os desafios ambientais das cidades amazônicas na Colômbia e no Brasil, com o apoio da Climate Tracker.
O valor das bolsas
Em recompensa pelo comprometimento e participação, os bolsistas receberão os seguintes benefícios:
Apoio financeiro: ao final do programa, terão recebido um incentivo total de 900 USD, sendo 150 USD por cada uma das peças audiovisuais publicadas;
Crescimento profissional: o programa de treinamento online ajudará a desenvolver habilidades e adquirir novos conhecimentos para o trabalho, com o apoio contínuo de um mentor;
Visibilidade e ampliação do portfólio: o trabalho dos bolsistas será divulgado pelos canais da Climate Tracker para maior alcance e visibilidade entre jornalistas e organizações da região;
Novos contatos e conexões: farão parte de uma incrível equipe de 10 jornalistas e criadores de conteúdo do Brasil e da Colômbia, abrindo possibilidades para futuros trabalhos e parcerias;
Bolsa para participar de uma conferência climática internacional: no final do ano, um ou mais bolsistas serão selecionados para viajar e cobrir, com todas as despesas pagas, um evento desse porte (conferência a ser confirmada).
Como participar do projeto Amazônia Urbana?
Nesta oportunidade, podem se candidatar profissionais contratados ou independentes. Esta é uma oportunidade de formação e crescimento profissional! Os horários são flexíveis, então é possível conciliar com sua jornada de trabalho.
Os candidatos ideais terão:
- Residência na Colômbia ou no Brasil;
- Pelo menos um ano de experiência em jornalismo ou criação de conteúdo;
- Interesse comprovado em questões ambientais e climáticas, bem como em contar histórias atraentes por meio do uso de narrativas digitais;
- Uma proposta de conteúdo jornalístico audiovisual para redes sociais, relacionada aos desafios ambientais das cidades amazônicas na Colômbia e no Brasil;
- Curiosidade e comprometimento: esta é uma experiência de aprendizado que esperamos que aproveite ao máximo.
Para se candidatar à primeira edição do projeto Amazônia Urbana, é necessário preencher o formulário, com seus dados, uma proposta (pitch) de conteúdo original a ser desenvolvido durante o projeto e um vídeo breve contando por que você deve ser escolhido.
A postulação pode ser enviada em espanhol ou português. Durante o programa, haverá tradutores e mentores capazes de acompanhá-lo em ambos os idiomas.