Projeto de lei quer tornar educação ambiental disciplina obrigatória nas escolas
O PLS 221/2015 está pronto para votação na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) estabelecendo a criação da disciplina de Educação Ambiental nas escolas de ensino fundamental e médio.
O projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para transformar o tema da educação ambiental em uma matéria obrigatória para os alunos de todas as séries dos níveis fundamental e médio. Atualmente, as escolas são orientadas apenas a tratar de princípios do assunto de forma integrada a outros componentes curriculares.
Revezamento de caronas para a escola facilita rotina dos pais; veja dicas
- Entenda a importância do reforço escolar e seus benefícios
- Como a disciplina positiva pode ser aplicada no dia a dia das crianças
- Punir ou educar? Disciplina positiva ganha espaço
- Entenda a importância da educação artística no desenvolvimento infantil
O autor do projeto, senador Cássio Cunha Lima diz acreditar que a criação de uma disciplina específica é a melhor maneira de transmitir conhecimentos ambientais às novas gerações de forma efetiva.
“A educação ambiental é tratada como um tema transversal, o que inviabiliza uma prática contínua, permanente e com conteúdo próprio. Assuntos como reciclagem, sustentabilidade, medidas de reúso de água, ecologia devem ser tratados com a devida importância”, defende o senador.
Caso seja aprovada, a matéria ainda será avaliada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Fonte: Senado Federal