Projeto ensina animação para alunos de escolas públicas
O Estúdio Escola de Animação lança a terceira edição de um projeto gratuito que tem a missão de formar jovens de escolas públicas do Rio de Janeiro em animadores, com a finalidade de ingressa-los em um mercado que está em expansão. Para participar, não é preciso ter formação prévia.
A iniciativa pretende ensinar os jovens a lidar com diferentes técnicas, apresentar novas tecnologias, ajuda-los a apurar o olhar para diferentes linguagens e orientá-los para que transformem ideias difusas em um curta metragem de animação. As aulas vão até outubro.
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- Sesi-SP abre inscrições para curso gratuito de robótica
- Universidade de Cambridge está com inscrições abertas para bolsas de estudo em curso de verão
Um dos principais pontos positivos do projeto, é que ele abrange inúmeras áreas além da animação, como roteiro, fotografia, cenografia, composição de trilhas sonoras, passando por diferentes culturas.
De acordo com Zé Brandão, coordenador da escola, ele “é voltado exclusivamente para alunos de ensino médio de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e uma vez selecionado, o jovem recebe ajuda de custo de transporte para frequentar as aulas do curso, que acontecem no centro da cidade”.
“O primeiro critério para uma escola ser selecionada é que seja pública de ensino médio. As escolas são selecionadas a cada ano, a partir de critérios como a abertura da direção da escola para a proposta do projeto, localização, número de alunos , entre outros aspectos”, comentou Brandão.
O curso conta com ajuda da Prefeitura da cidade. “A Prefeitura é parceira do projeto por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura”, disse Zé. Além disso, há o patrocínio de uma empresa privada.
O curso de animação conta também com um diferencial. Os alunos que demonstrarem interesse real, têm oportunidade de dar continuidade ao projeto, além de não ser apenas uma oficina livre. “É um curso de formação com duração de cinco meses, com possibilidade do aluno – se tiver interesse – aprimorar os estudos no nível 2”, finalizou o coordenador.