Projeto leva oficinas de programação a escolas públicas do Rio
São oferecidas oficinas de criação de games, programação, robótica e "Design Thinking"
O projeto social está levando oficinas de educação tecnológica a estudantes de 9 a 17 anos de escolas municipais e estaduais de comunidades carentes do Rio de Janeiro.
A iniciativa do projeto Multiplique o Bem, criado pela Criape em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, tem como foco o desenvolvimento do raciocínio lógico e pensamento computacional, habilidades fundamentais no mundo atual.
Um dos principais objetivos do projeto é despertar nesses jovens o interesse em desenvolver projetos inovadores voltados para design, games, animação e robótica, entre outros segmentos promovidos pela economia criativa.
Nas escolas são oferecidas oficinas de criação de games, programação, robótica e de “Design Yhinking”, para que os alunos tenham acesso a essas novas tendências de mercado visando sua capacitação e qualificação para o mercado de trabalho.
A iniciação à tecnologia entregue nas aulas oferece diversos benefícios como o encorajamento do trabalho em equipe, o incentivo a aprendizagem para fora da sala de aula, o estímulo aos estudantes a desenvolverem e partilharem o conhecimento por meio de ferramentas digitais, além do trabalho com estratégia de observação de campo, grupos focais, entrevistas, entre outros.
O processo de aprendizagem seguirá um tema definido em conjunto com os estudantes diante dos Objetivos de Desenvolvimento estabelecidos pela ONU.
Paralelamente à pesquisa desse problema, será construído projeto que tenha como solução resolver alguma problemática social. Todo ensino será desenvolvido em torno da busca da solução para esse problema.