Projeto orienta jovens de Paraisópolis a planejarem suas carreiras

Projeto é dividido em quatro etapas e orienta profissionalmente jovens da comunidade que recém entraram na faculdade

Paraisópolis é a segunda maior comunidade de São Paulo e a quinta maior do Brasil. Segundo dados divulgados pela Rede Nossa São Paulo, 31% de sua população é composta por jovens entre 15 e 29 anos, público mais vulnerável à falta de empregos e oportunidades, já que 12 mil deles são analfabetos ou semianalfabetos.

Apesar de se tratar de local de alta vulnerabilidade, o bairro reúne iniciativas de transformação social importantes e que fazem toda diferença para os mais jovens. Uma delas é a escola Alef Peretz, mantida pela comunidade judaica que prepara e fomenta a entrada de jovens em universidades –públicas ou particulares, através de incentivos.

Projeto orienta jovens de Paraisópolis a planejarem suas carreiras
Créditos: Vagner Alencar/Agência Mural
Projeto orienta jovens de Paraisópolis a planejarem suas carreiras

Orientação profissional de jovens de Paraisópolis

Com foco no impacto da carreira profissional destes jovens que se formaram na escola Alef Peretz e estão iniciando a faculdade, a EXEC, consultoria em recursos humanos, criou o “Projeto Mentoria Paraisópolis”, que tem o objetivo de orientar jovens estudantes em início de carreira para entrada no mercado de trabalho.

O projeto orienta os jovens a conhecerem as principais áreas de atuação do ensino superior escolhido e faz um paralelo com o perfil de cada um, além de auxiliar na construção de perfil profissional no LinkedIn, elaboração de currículo, orientação para entrevistas de emprego e para a entrada no mercado de trabalho.

“No final do ano passado, revisamos e atualizamos nosso propósito, que é impactar líderes para transformar o mundo. A partir disso, percebemos a necessidade de multiplicar nossas ações ligadas à diversidade, equidade e inclusão, bem como ampliar o impacto das ações já existentes”, conta Cadu Altona, sócio da EXEC.

A metodologia utilizada é de mentoria individual, sendo um mentor para cada aluno que participa de até quatro sessões com consultores da EXEC.

Atualmente, o projeto está na segunda sessão da mentoria, que teve início em agosto, e finaliza no final de novembro, quando a EXEC entrega um overview e o relatório individual de cada aluno ao mercado.