Projeto orienta jovens de Paraisópolis a planejarem suas carreiras
Projeto é dividido em quatro etapas e orienta profissionalmente jovens da comunidade que recém entraram na faculdade
Paraisópolis é a segunda maior comunidade de São Paulo e a quinta maior do Brasil. Segundo dados divulgados pela Rede Nossa São Paulo, 31% de sua população é composta por jovens entre 15 e 29 anos, público mais vulnerável à falta de empregos e oportunidades, já que 12 mil deles são analfabetos ou semianalfabetos.
Apesar de se tratar de local de alta vulnerabilidade, o bairro reúne iniciativas de transformação social importantes e que fazem toda diferença para os mais jovens. Uma delas é a escola Alef Peretz, mantida pela comunidade judaica que prepara e fomenta a entrada de jovens em universidades –públicas ou particulares, através de incentivos.

Orientação profissional de jovens de Paraisópolis
Com foco no impacto da carreira profissional destes jovens que se formaram na escola Alef Peretz e estão iniciando a faculdade, a EXEC, consultoria em recursos humanos, criou o “Projeto Mentoria Paraisópolis”, que tem o objetivo de orientar jovens estudantes em início de carreira para entrada no mercado de trabalho.
O projeto orienta os jovens a conhecerem as principais áreas de atuação do ensino superior escolhido e faz um paralelo com o perfil de cada um, além de auxiliar na construção de perfil profissional no LinkedIn, elaboração de currículo, orientação para entrevistas de emprego e para a entrada no mercado de trabalho.
“No final do ano passado, revisamos e atualizamos nosso propósito, que é impactar líderes para transformar o mundo. A partir disso, percebemos a necessidade de multiplicar nossas ações ligadas à diversidade, equidade e inclusão, bem como ampliar o impacto das ações já existentes”, conta Cadu Altona, sócio da EXEC.
A metodologia utilizada é de mentoria individual, sendo um mentor para cada aluno que participa de até quatro sessões com consultores da EXEC.
Atualmente, o projeto está na segunda sessão da mentoria, que teve início em agosto, e finaliza no final de novembro, quando a EXEC entrega um overview e o relatório individual de cada aluno ao mercado.