Projeto que acelera empresas universitárias recebe investimento da União Européia

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade de São Paulo (USP) estão na lista

Por: Keila Baraçal

O projeto SOLA (Spin-OffLeanAcceleration) da RedEmprendia foi premiado com verbas num valor próximo a milhão de euros atribuídas no âmbito do Programa Erasmus+ da União Europeia que visa o fortalecimento de iniciativas empresariais de grande impacto com origem nas universidades. O SOLA enquadra-se na estratégia da RedEmprendia, a qual conta para as suas atividades, com o apoio do Banco Santander, através do Santander Universidades, de modo a promover a aceleração de startups e spin-off no âmbito universitário europeu e da América Latina.


O projeto SOLA visa, sob a liderança da RedEmprendia, melhorar as competências e habilidades do pessoal técnico de incubadoras e parques científicos para avançar com a identificação e consolidação de empresas de base científica e tecnológica. Será com base no financiamento da EU, que se eleva aos 924.892 euros, que serão implementados percursos formativos em quatro instituições de ensino superior latino-americanas e mais outras quatro europeias.

Os módulos formativos irão tratar questões como a metodologia LeanCanvas, a redefinição estratégica de startups, a propriedade industrial e a certificação de qualidade, e a internacionalização de empresas. Esses conteúdos irão complementar as competências dos profissionais que aconselham e acompanham quem procura empreender desde a Universidade.

No consórcio do projeto participa a Universidade do Porto juntamente com duas universidades espanholas: Universidad Autónoma de Madrid e Universidade de Santiago de Compostela e a UniversitádellaCalabria (Italia). Da América Latina são duas universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade de São Paulo (USP); e duas colombianas: a Universidad de Antioquia e a Universidad EAFIT a integrarem o projeto.