Prouni: dicas essenciais para garantir sua bolsa de estudo
O Prouni é voltado para estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2023
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, oferecendo bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino. Com as inscrições abertas, é essencial que os candidatos se preparem para aumentar suas chances de sucesso no processo seletivo.
Todo o processo de inscrição é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Os interessados devem ter uma conta no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br e realizar o login com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha.
- Ciência descobre que os traços de personalidade podem influenciar o risco de você ter demência no futuro
- Varizes em mulheres: como prevenir em cada fase da vida?
- Carboidratos saudáveis: Opções aliadas para a sua dieta
- Thermas dos Laranjais oferece meia-entrada em abril
Dicas essenciais para garantir sua bolsa de estudo no Prouni
O Prouni é voltado para estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2023 e que atendam a critérios específicos, como ter alcançado no mínimo 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Além disso, é necessário comprovar renda familiar e ter estudado em escola pública ou em escola particular como bolsista integral.
O programa oferece dois tipos de bolsa:
- Integral (100%): Para candidatos com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
- Parcial (50%): Para candidatos com renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa.
Segundo o professor Michel Arthaud, professor de química da Plataforma Professor Ferretto, ter uma estratégia durante o período de inscrições é fundamental.
“O ideal é que o candidato pesquise as notas de corte dos anos anteriores e escolha as opções de curso com inteligência. Coloque como primeira opção aquele curso ou faculdade mais desejados e, como segunda, uma alternativa com menor concorrência. Isso aumenta as chances de ser selecionado”, orienta.
Outro ponto importante destacado pelo professor, é a organização dos documentos. “O candidato precisa estar preparado para comprovar as informações declaradas no momento da inscrição. Documentos como comprovante de renda, histórico escolar e comprovantes de residência devem estar atualizados e em mãos. Qualquer detalhe pendente pode desclassificar o candidato”.
O professor também reforça a importância de acompanhar as datas do programa. “O prazo do Prouni costuma ser curto, então deixar para se inscrever no último minuto é um risco desnecessário. Além disso, quem não for selecionado de primeira pode ter uma nova chance de participar da lista de espera. Por isso, é essencial ficar atento a todas as etapas do processo”, finaliza.