PUC-PR tem cursos gratuitos de português para refugiados
O programa Lampedusa oferece ainda oficinas de produção de produtos de limpeza, corte e costura e informática
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) oferece cursos de língua portuguesa e oficinas profissionalizantes para pessoas em situação de refúgio e migração. As atividades são gratuitas.
O objetivo do programa Lampedusa é acolher imigrantes, integrá-los à sociedade brasileira e ampliar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
O cursos têm turmas nos níveis básico, intermediário e avançado; oficina de produção de produtos de limpeza –que ensina os participantes a fabricar amaciante, água sanitária e sabão em pó; oficina de corte e costura e de informática básica.
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
- Estudo diz que remédios para dormir pode disparar o risco de demência
- Chile 2025: as principais vindimas e onde são realizadas
- Fruta que ajuda a reduzir risco de infecção urinária
As aulas de língua portuguesa do segundo semestre já estão em andamento e até o fim do ano mais oficinas devem ser realizadas. As aulas são presenciais.
O Lampedusa teve início em 2018. O nome do programa é inspirado na ilha homônima do Sul da Itália, local frequente de desembarque de refugiados oriundos do norte da África. A ilha, portanto, tornou-se, ao longo dos anos, um ponto importante para os migrantes que fogem de conflitos e sonham com uma vida melhor.
A PUC-PR também oferece aos refugiados suporte sobre acesso a direitos sociais e organizam eventos voltados à discussão da temática de migrações.
Curso gratuito de Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados
Onde: PUC Idiomas – Bloco 1 (Amarelo) – Rua Imaculada Conceição, 1155, bairro Prado Velho
Atendimento na Secretaria: segunda à sexta-feira, das 8h às 21h30
Informações: [email protected] ou WhatsApp (41) 99927-0087